SEM I

Revezamento Volta à Ilha 2024 promete movimentar a indústria de serviços e gerar cerca de R$ 20 milhões na economia

Por Administrador em 20/12/2023 às 15:09:12
Foto: Lincoln Schindler

Foto: Lincoln Schindler

Um dos grandes eventos do calendário esportivo de Santa Catarina, o Revezamento Volta à Ilha é bastante procurado por atletas de todo Brasil e do exterior. A maior corrida de equipes da América Latina já está se preparando para a 27ª edição que vai ocorrer no dia 27 de abril de 2024 em Florianópolis. Recentemente, houve o lançamento de mais uma edição deste evento esportivo que traz um impacto positivo na economia do município e, consequentemente, do Estado.

Ano a ano, a maior corrida do gênero na América Latina lota os hotéis da região central. Na 26ª edição em 2023, dos cerca de 3,6 mil atletas, 70% vieram de outros lugares, com corredores de 12 estados participando da prova. Toda essa movimentação traz um grande impacto no setor turístico e gastronômico, além do aumento dos serviços diretos e indiretos gerados pela prova. Estima-se que o Revezamento Volta à Ilha movimenta quase R$ 20 milhões na economia do município por ano.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço, Silvio Dreveck, o Revezamento Volta à Ilha auxilia no setor do comércio e serviços, principalmente. "Este é mais um grande evento esportivo realizado na Capital, o que reafirma a vocação de Santa Catarina para esses tipos de esportes, é uma oportunidade para o empreendedor mostrar o seu trabalho, seja na gastronomia, no setor hoteleiro ou até mesmo no comércio em geral", ressalta.

Eventos como o Revezamento Volta à Ilha costumam movimentar o turismo, afinal os atletas, famílias e equipes de apoio se hospedam em hotéis ou residências, alugam carros ou vão em restaurantes. "É uma competição que acontece na cidade de Florianópolis, mas ao mesmo tempo tem um reflexo em todo o estado, principalmente por questões turísticas, na promoção de destinos. O evento servirá também para promovermos Santa Catarina e trazer outros eventos de cunho esportivo que atingem também a parte turística", destaca o secretário de Estado do Turismo (Setur), Evandro Neiva.

Para o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Paulo André Jukoski da Silva, o Paulão, o Revezamento Volta à Ilha é uma das maiores competições de corridas que o estado recebe, em números de pessoas, famílias, movimentação de hotéis, passagens e alimentação, ou seja, tudo que envolve um grande evento. "São competições que trazem um excelente nicho econômico por trás, todo mundo chega antes e vai um pouco depois, até para descansar e relaxar. Acreditamos que Florianópolis e o Estado continuarão cada vez mais fortes na atração de grandes eventos esportivos. As corridas são eventos competitivos e trazem um bem-estar e muita qualidade de vida. Principalmente em Floripa, dá para encher os olhos com suas belezas naturais", observa.

Carlos Roberto Duarte, organizador do Revezamento Volta à Ilha – Foto: Divulgação / EcoRunning

"A Volta à Ilha já faz parte da vida de muitas pessoas. A cada ano, buscamos proporcionar uma experiência única para os nossos atletas. Após 26 edições, chegou o momento de buscar um passo maior no sentido da inovação. A essência do evento continua, mas estamos introduzindo novidades para aprimorar ainda mais a nossa relação com todos os participantes. Quase 10 mil pessoas passaram pelo nosso evento. Além dos atletas, muitos familiares e espectadores prestigiam o Volta à Ilha. Contamos com aproximadamente 500 pessoas trabalhando no dia da prova, e a maioria dos nossos fornecedores são empresas locais", explica Carlos Duarte, organizador do evento.

Nova identidade e ações paralelas

Lançamento da 27° edição que aconteceu no início do mês – Foto: Divulgação/ EcoRunning

O Volta à Ilha tem uma nova identidade para o próximo ano e terá ações paralelas ao longo do ano, incluindo no ambiente digital. O evento é organizado pela EcoRunning que também é responsável por outros dois eventos esportivos no estado, o DesaFRIO, em Urubici, e o Revezamento São Francisco, no litoral norte. O lançamento da nova marca contou com a presença de autoridades, atletas, influenciadores, jornalistas e colaboradores da EcoRunning.

"Com essa nova identidade e ações, os corredores terão uma experiência digital ampliada e inovadora. Nosso objetivo é agregar valor à experiência dos corredores, mantendo o espírito de união e convivência que são os principais pilares da Volta à Ilha", comenta o Diretor de Inovação e Mercado da EcoRunning, Rodrigo Lamin.


Como é o Volta à Ilha

Durante o lançamento da edição 2024, a organização apresentou o regulamento geral para a edição do próximo ano e abriu as inscrições para as equipes com vaga garantida. A prova está programada para o dia 27 de abril, e a expectativa é que cerca de 4 mil corredores participem do evento.

O Revezamento Volta à Ilha tem um percurso desafiador, com um total de 140 quilômetros, recheado de beleza e história de Florianópolis. A distância total é dividida em 19 trechos, em que as equipes fazem a troca de atleta para seguir o trajeto que começa e termina na Beira-Mar Norte, um dos tantos símbolos de Florianópolis. As paisagens são exuberantes por estradas de terra, trilhas de mata atlântica, banana boat, montanhas, dunas e 20 praias de Florianópolis. Os 19 trechos têm distâncias de 4 km a 16 km e graus de dificuldade igualmente variados.

O maior e o mais temido é compreendido entre a Praia dos Açores até a Tapera, passando pelo temido Morro do Sertão e o marcante Ribeirão da Ilha. As equipes são divididas em 10 categorias. Com oito atletas cada, estão: Aberta Elite, Aberta Mista, Feminina, Veterana Mista (a partir de 45 anos), Veterana 45 e Veterana 60. As duplas são divididas em três: Masculina, Feminina e Mista. Há também a categoria Participação, que tem entre oito a 12 atletas, e são subdivididas em A, B, C e R e não disputam os troféus. As inscrições para Sorteio de equipes do Revezamento Volta à Ilha estão abertas no link.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec