SEM I

Município de São José apresenta obras de mobilidade urbana a moradores

Reunião no auditório do Jardim Botânico reuniu mais de 50 moradores que discutiram as construções de novas vias e rotatórias

Por Administrador em 23/01/2024 às 13:51:20
Foto/Divulgação

Foto/Divulgação

Com o objetivo de garantir melhoria no fluxo de pedestres, ciclistas e motoristas de toda a cidade, a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Infraestrutura, apresentou na noite desta segunda-feira (22), no auditório do Jardim Botânico, as intervenções que estão sendo realizadas entre a Avenida das Torres, em Areias, até a Beira-Rio Forquilhas.

As mudanças beneficiarão principalmente os moradores de Potecas, Forquilhas, Recanto da Natureza, da Rua Acelino Pereira, Jardim Botânico, Tarumã, Altos de Potecas, Morro do Alemã, entre outras localidades, além de retirar o fluxo de veículos da BR-101, por meio do Anel Viário que está em construção.

Mais de 50 moradores das regiões beneficiadas participaram da reunião, que teve apresentação dos projetos pelo vice-prefeito e secretário de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), Michel Schlemper, e pelo secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda. "A iniciativa é o maior plano de mobilidade urbana da história da cidade. O objetivo dos projetos é trazer mais segurança e mobilidade a pedestres, ciclistas e motoristas, de forma sustentável. Nossa população terá maior facilidade para seus deslocamentos cotidianos", destacou Michel Schlemper.

O secretário de Infraestrutura enfatizou que a principal diretriz do prefeito Orvino Coelho de Ávila é que as intervenções causem o menor impacto possível na região, mas trazendo importantes melhorias para o trânsito. Lembrou que os projetos iniciaram em 2021 e que estão previstos para serem concluídas neste primeiro trimestre do ano. "A orientação do prefeito é de entregar as três principais obras em conjunto, de forma global, como forma de facilitar o fluxo dos veículos".

Segundo Michel Schlemper, o plano de mobilidade urbana também é pensado levando em consideração o crescimento do município, possibilitando mais atrativos para novos investidores e melhores condições para os empreendimentos já instalados na cidade. O vice-prefeito enfatizou a importância das obras. "Estamos planejando e pensando no futuro do município. As obras já trarão impacto hoje, mas demonstrarão muito mais importância nas próximas décadas".


Nova avenida

A primeira obra destacada foi a construção da nova avenida que vai ligar a Osvaldo José do Amaral, mais conhecida como Avenida das Torres, em Areias, a Rua João José Martins, em Potecas, que está em fase de conclusão. Em parceria com o Governo do Estado estão sendo investidos R$ 6,2 milhões em cerca de um quilômetro, com quatro pistas, calçamento e ciclovia em toda sua extensão. "A obra por enquanto está recebendo recursos próprios da Prefeitura", disse Michel Schlemper.


Nova rótula

Foi apresentado também o projeto da construção de uma nova rótula no entroncamento da Rua Acelino Pereira com a Rua João José Martins, em Potecas, que pretende desafogar o trânsito que vem do Jardim Botânico e região. Essa obra é a primeira fase de um futuro projeto de duplicação da rua João José Martins. Os moradores da região solicitaram a instalação de mais iluminação no local e ampliação do transporte público, além de abrigos de passageiros nesta localidade.


Recanto da Natureza

O secretário Nardi Arruda informou aos moradores que já foi concluída a concretagem da ponte do Rio Forquilhas, em Forquilhas, interligando os loteamentos Recanto da Natureza e Lisboa 1. A ponte está sendo construída no final da Rua Francisco Ignácio do Nascimento e a obra contempla, além da pista de rolamento, espaço para passeio e ciclovia. O local facilitará o fluxo de veículos, ciclistas e pedestres de cinco loteamentos da região, interligando-os e ampliando a mobilidade até a Beira-Rio Forquilhas. "É uma obra extremamente importante e essa conexão beneficiará cerca de 20 mil pessoas na localidade e aproximadamente 100 mil no total, incluindo os loteamentos Recanto da Natureza e Lisboa 1", observou Nardi.


Avaliações

"O plano de mobilidade urbana apresentado aqui procura apresentar soluções de forma imediata e procura também adequar essa região para que o novo sistema de transporte público integrado, quando o governo estadual solicitar e assim ocorrer a ampliação das linhas, a melhoria das linhas, com mais avenidas, mais vias, ligações entre bairros para facilitar o deslocamento e ganhar tempo", explicou Michel Schlemper.

Ele realçou que a administração municipal está pensando no desenvolvimento da região nos próximos anos. "Quando nós entregarmos a nova ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) de Potecas, essa região vai crescer muito mais, vai ocorrer um boom de desenvolvimento econômico aqui e isso vai impactar diretamente na mobilidade urbana, na vida das pessoas. Por isso que temos que nos antecipar e investir nestas obras".

O ex-presidente da Associação de Moradores do Jardim Botânico, que foi desativada e será fundada novamente, Leonardo Miranda, avaliou a reunião como positiva. "Foi interessante e esclarecedora a reunião. Esperamos que esteja tudo pronto até maio deste ano, que as obras deem mais acesso as pessoas, uma melhorada na nossa região. Foi muito bom eles terem vindo aqui para nos dar suporte e detalhar o que está sendo feito".

Prestigiaram a reunião o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Michael Rosanelli, o secretário adjunto da Infraestrutura, Júlio César da Silva, e os vereadores Adair Tessari, Alexandre Cidade, Cryslan Jorjan de Moraes, Jandir da Rosa e Sanderson Almeci de Jesus.


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec