SEM I

Florian√≥polis: Interdição de barracos constru√≠dos nas margens da Via-Expressa Sul

Por Administrador em 02/02/2024 às 10:41:45

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis interditou os barracos de madeira que estão sendo construídos ao lado do Terminal do Saco dos Limões. A ação aconteceu na tarde desta quinta-feira, 1 de fevereiro, após a Prefeitura constatar novas obras sem qualquer licença ou autorização no local. De acordo com o prefeito Top√°zio Neto, órgãos federais estão ignorando a questão indígena no local, que pode se tornar irreversível.

"Estamos alertando h√° meses para a situação no local. H√° crianças sem cuidados médicos, inclusive pedindo esmola nas sinaleiras. Para piorar a situação, o movimento est√° construindo barracos em uma √°rea federal que a justiça impede o município de atuar. Não é apenas uma invasão ilegal, agora estamos falando de construção sem qualquer profissional técnico que garanta a segurança das pessoas. Estamos reiteradamente comunicando a justiça federal que estão ignorando as leis no local", disse o prefeito.

O receio da prefeitura é que o local se torne novas moradias sem qualquer infraestrutura de esgoto, √°gua ou energia. O município j√° ofereceu, em juízo, a construção de uma casa de passagem para indígenas vindo de outro Estado, mas os locais oferecidos foram negados pelas lideranças. O que era pra ser cerca de 30 indígenas na temporada de verão, tornou-se permanente com mais de 400 pessoas vivendo no local.


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec