SEM I

Governador reforça compromisso de ampliar rede de saneamento básico em seminário sobre esgotamento sanitário em SC

Por Administrador em 06/03/2024 às 13:46:50
Foto: Eduardo Valente / GovSC

Foto: Eduardo Valente / GovSC

O governador Jorginho Mello participou da abertura do primeiro Seminário de Gestão de Esgotamento Sanitário (Seges) – evento organizado pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que promove o debate sobre a realidade da prestação dos serviços de esgotamento sanitário no Estado, incluindo a coleta e o tratamento de esgoto. Durante o encontro, na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, 6, o governador, acompanhado do diretor-presidente da Casan, Edson Moritz, falou das metas e dos investimentos do Estado para avançar nos índices de saneamento básico em Santa Catarina .

"Fiz questão de estar na abertura do seminário pela importância do tema. Falar de esgotamento sanitário é falar de saúde pública. Sabemos que temos que avançar bastante aqui no estado pela falta de investimento ao longo das últimas décadas. Quando assumi o governo eu me reuni com toda a direção da Casan pra gente criar um grande plano de investimentos. Nossa meta é chegar no ano de 2026 com 50% da população tendo acesso à rede de esgoto", destacou o governador Jorginho Mello.

Além do governador, o seminário reuniu representantes dos órgãos de controle, prefeitos, prestadores de serviço e demais responsáveis pelo serviço de esgotamento sanitário nos 295 municípios catarinenses, com a finalidade de buscar soluções técnicas e financeiras para o cumprimento dos prazos previstos no?Marco Regulatório do Saneamento Básico.

O diretor-presidente da Casan, Edson Mortiz, participou do painel que tratou sobre o saneamento em Santa Catarina. "Temos esse grande desafio de trazer esses investimentos para a melhoria do saneamento no nosso estado. Estamos com obras nesse sentido em todas as regiões. Falar desse tema é reforçar que é preciso um esforço coletivo de governo, dos poderes, prefeituras e sociedade", destacou Edson Moritz.

Nos dois dias do evento serão realizados vários painéis sobre a situação do esgotamento sanitário no Estado. O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Herneus de Nadal, considera o seminário uma oportunidade fundamental para que o tema seja amplamente debatido.

"O esgotamento sanitário é uma questão de saúde pública. Debater o tema, buscar soluções, apontar caminhos. Este é o objetivo do Tribunal de Contas com a realização do primeiro Seminário de Gestão do Esgotamento Sanitário. O debate é essencial para chegarmos a resultados práticos, e Santa Catarina precisa evoluir nesse assunto", reforçou o presidente do TCE.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec