RG Pet CMF

Sa√ļde em Obras: modernização de sistema de aquecimento do Hospital Regional de São Jos√© √© finalizada

Por Administrador em 19/03/2024 às 13:31:26
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dando continuidade aos investimentos do Governo do Estado no Hospital Regional de São José (HRSJ) foi finalizada, nesta semana, a modernização do sistema de aquecimento de √°gua. Os antigos equipamentos, em uso desde a inauguração do hospital em 1987, foram totalmente substitu√≠dos por versões mais eficientes e modernas.

A secret√°ria de Estado da Sa√ļde, Carmen Zanotto, explica que as obras no Hospital Regional de São José continuam. "Agora, com a conclusão da etapa de substituição de todas as caldeiras para o sistema de boilers, nós não vamos ter mais dificuldades na garantia da √°gua quente para os postos de enfermagem, especialmente para o cuidado dos pacientes para o banho adequado. Essa é uma determinação do governador Jorginho de que nenhum hospital fique sem ter executado todas as suas reformas, todas as suas adequações. Então, além da gente dar qualidade na assist√™ncia aos pacientes com a garantia da √°gua quente, também vamos mudar a matriz energética, gerando sustentabilidade para o hospital, reduzindo o gasto com a energia no modelo anterior, que não nos garantia a √°gua quente necess√°ria para os procedimentos realizados no hospital".

A substituição para o novo sistema de aquecimento de √°gua teve in√≠cio no final do ano passado, com um investimento total de R$ 914,2 mil. Foram adquiridos e instalados tr√™s boilers que atuam como reservatórios e aquecedores de √°gua, com capacidade para armazenamento de 4 mil litros cada. Eles funcionam associados com 11 aquecedores de passagem a g√°s, j√° instalados, que foram adquiridos em 2020 e estavam na unidade embalados, aguardando serem utilizados.

"É uma grande conquista para o nosso hospital, para os nossos pacientes. Com este olhar do Governo do Estado encerramos um problema crônico da nossa unidade e que gerava grande desconforto aos pacientes que era a falta de √°gua quente. Agora temos o aquecimento garantido em todos os nossos setores", afirma o diretor do HRSJ, Daywson Koerich.

Com a troca dos equipamentos, as caldeiras foram desativadas. Além disso, os painéis de controle e as novas tubulações do sistema, em conformidade com as normas técnicas, j√° foram instalados e colocados em funcionamento. A próxima etapa ser√° a reforma do espaço f√≠sico para acomodar as mudanças.

A modernização do sistema permitir√° uma economia entre √°gua e energia elétrica que poder√° chegar a R$150 mil ao m√™s. Isso porque houve uma troca de matriz energética, migrando para o g√°s GLP. "Essa modernização não só garante um suprimento confi√°vel de √°gua quente para os pacientes, mas também significa uma redução no consumo de energia elétrica além da contenção dos vazamentos de √°gua devido a problemas nos equipamentos", completa o diretor.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec