SEM I

São José ultrapassa marca de 75% da iluminação pública com lâmpadas de LED

Tecnologia proporciona maior segurança e menor consumo de energia

Por Administrador em 27/03/2024 às 17:12:39
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de São José, dando sequência ao plano de modernizar toda a estrutura de iluminação pública do município, vem substituindo todas as lâmpadas multivapor metálico e de vapor de sódio por LED. Atualmente 75% da cidade já é iluminada pelo sistema mais moderno.

De acordo com o secretário de Governo, Luiz Fernando Verdine Salomon, o plano de modernização da iluminação pública de São José já atingiu o percentual de 75% de lâmpadas de LED instaladas em diferentes regiões do município, com um investimento aproximado, até o momento, de R$ 20 milhões. O projeto começou em junho de 2022 e visa substituir as lâmpadas para tecnologia LED, mais econômica e duradoura, com investimento total aproximado de R$ 27 milhões.

"São José está investindo em lâmpadas LED na iluminação pública, caminhando passo a passo para desabrochar com muita mais rapidez o ecossistema das Smart Cities, que é a porta de entrada para as cidades inteligentes. A forte tendência de crescimento das populações urbanas está levando os municípios a investimentos em novas tecnologias de implementação, com impacto positivo ainda no curto prazo", reforça Verdine.

Até esse momento, 12 bairros de São José já estão 100% iluminados com as lâmpadas de LED. Além de iluminarem melhor, trazendo mais segurança à população, as lâmpadas com essa tecnologia também propiciam economia de recursos aos cofres públicos, por consumirem significativamente menos energia elétrica.

O impacto positivo desta iniciativa vai além do aspecto estético, alcançando também a esfera da sustentabilidade, proporcionando uma cidade mais ecológica e consciente. A modernização da iluminação pública não apenas eleva a qualidade de vida dos moradores, mas também impulsiona o desenvolvimento econômico e social de diversas regiões da cidade, ressaltou Verdine.

Atualmente já são 13.471 pontos de iluminação pública com essa tecnologia, contemplando 1.300 ruas. A modernização apresenta uma performance considerável a respeito da eficiência e economia. A redução é de 51,6% no consumo de energia, com a potência de 121.000W. Enquanto as anteriores, possuíam lâmpadas multivapor metálico de 400W e 250W e vapor de sódio, contendo lâmpada de 150W, com a potência de 250.000W.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec