SEM I

Vacinação em São José: Dia D de mobilização contra a gripe será neste sábado (13)

Município também vai ofertar imunizantes contra tétano e dengue, além dos que completam o esquema vacinal infantil

Por Administrador em 10/04/2024 às 16:32:29
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste sábado (13) será realizado o Dia D de mobilização nacional da Campanha Contra a Influenza. Em São José, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, estará com todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) abertas, das 8h às 17h. O município também vai ofertar imunizantes contra tétano e dengue, além dos que completam o esquema vacinal infantil. Para receber o imunizante basta ir até a UBS mais próxima.

"Essa ação é importante principalmente para as pessoas que têm dificuldades de comparecer às unidades de saúde durante a semana. É uma forma de facilitar o acesso e uma oportunidade a mais para que todos aqueles que estão incluídos no grupo de risco sejam imunizados", salientou o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna, a vacinação neste momento está sendo priorizada ao grupo de pessoas mais expostas e com risco de gravidade para o vírus da influenza, um dos principais agentes das infecções respiratórias. "A vacinação é fundamental no que diz respeito à prevenção de doenças e naturalmente, evitando as hospitalizações".


Confira a seguir quem deve se imunizar:

  • Influenza

A vacina previne três tipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. Público-alvo: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das forças armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

  • Tétano

Crianças a partir de 2 meses de idade já iniciam o esquema de vacinação para essa doença. Para aqueles que não receberam na infância, é indicada em um esquema de três doses, com um reforço a cada 10 anos, para crianças, adolescentes e adultos a partir dos 7 anos de idade. Grávidas também devem ser vacinadas a cada nova gestação.

  • Dengue

O público-alvo da primeira rodada de vacinação são adolescentes de 10 a 14 anos, com esquema de duas doses (dose 1 + dose 2), aplicadas em um intervalo de três meses. Para receber o imunizante, o cidadão deve portar documento com foto, caderneta de vacinação no nome de quem irá receber a dose e comprovante de residência no nome do pai/mãe ou responsável.

  • Demais vacinas

Imunizantes como HPV, Poliomielite, Rotavírus, DTP, pneumocócica, ACWY, dentre outras doses que completam o calendário de vacinação infantil também estão disponíveis para atualização da caderneta de vacinação infantil.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec