ALESC 10-05 08-06

Circulação marítima traz chuva frequente e persistente para Santa Catarina neste final de semana

Por Administrador em 10/04/2024 às 18:03:09
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SECOM

Santa Catarina começou a segunda semana de abril com tempo estável e bastante sol e calor, mas há mudanças previstas para acontecer com o retorno da chuva para todas as regiões do estado, que ocorre a partir da tarde desta quarta-feira, 10, e permanece frequente no Litoral e áreas próximas, durante o final de semana.

Entre a tarde e a noite desta quarta, instabilidades na atmosfera provocam temporais bastante isolados, sobretudo na divisa com o Rio Grande do Sul, entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Há chance para alagamentos, mas o risco para esta condição é baixo a pontualmente moderado.

A partir da madrugada de quinta-feira, 11, a circulação marítima (que traz umidade do mar para o continente) começa a influenciar o tempo no Litoral Sul. A partir da tarde, esta influência se estende para a Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, resultando em chuva persistente nestas áreas. O risco é baixo a moderado para alagamentos. No Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, há previsão de temporais isolados acompanhados de chuva pontualmente intensa entre a tarde e à noite, com risco baixo a moderado para ocorrência de alagamentos pontuais.

Entre sexta-feira, 12, e sábado, 13, a circulação marítima é reforçada por outras instabilidades na atmosfera e, por isso, a chuva se mantém persistente no Litoral e áreas próximas. Cabe destacar que, além da persistência da chuva, em alguns momentos ela pode ocorrer com forte intensidade, trazendo risco moderado para deslizamentos e risco alto para alagamentos, além da possibilidade de elevação nos níveis de cursos d"água menores, como riachos e ribeirões, podendo ocorrer extravasamentos. Já entre o Grande Oeste e os Planaltos, o tempo permanece com predomínio da nebulosidade e de chuva intercalada com períodos de melhoria ao longo de todo o dia.

A tendência é que no domingo, 14, e no início da próxima semana, a circulação marítima siga atuando sobre o Leste catarinense, mantendo o céu encoberto e com chuva persistente no Litoral e áreas próximas. A circulação marítima perde força a partir de terça-feira, 16, após a passagem de uma frente fria por Santa Catarina.

Destaca-se que, por ser um evento de chuva e persistente, os possíveis riscos para alagamentos, deslizamentos e enxurradas vão se elevando com o passar dos dias. Por isso, acompanhe a atualização dos Avisos e Alertas meteorológicos emitidos pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil.


Recomendações para a população:

  • Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos;
  • Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros;
  • Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro.


Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Para receber os avisos e alertas da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade ou da localidade que deseja monitorar (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199.

Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento. Além disso, acompanhe diariamente os avisos e boletins de previsão do tempo devido às atualizações nos modelos meteorológicos no site www.defesacivil.sc.gov.br e nas redes oficiais (instagram, facebook, tiktok, youtube) no perfil: @defesacivilsc.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec