SEM I

Na Ășltima sessão antes do recesso o Legislativo da Alesc aprovou 23 projetos

Por Administrador em 21/12/2020 às 19:02:56
Foto/Bruno Collaço

Foto/Bruno Collaço

O PlenĂĄrio da Assembleia Legislativa de Santa Catarina votou, na sessão do Ășltimo dia 16, antes do recesso parlamentar, 38 matérias, sendo 23 delas elaboradas pelos deputados. Além das alterações no Plano Plurianual (PPA) e da proposta da Lei OrçamentĂĄria Anual (LOA), foram votados e aprovados outros 15 projetos do Poder Executivo ou do TCE.

Um dos destaques é o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 12/2020, que prorroga o estado de calamidade pĂșblica no Estado de Santa Catarina, que estaria em vigor até 31 de dezembro de 2020, até 31 de março de 2021. Com o decreto, o governo continua autorizado a remanejar o orçamento para poder tomar as medidas necessĂĄrias ao combate ao novo coronavĂ­rus (Covid-19). Em especial, estĂĄ desobrigado de atingir as metas fiscais previstas em lei. Isso significa que poderĂĄ gastar além dos limites impostos pela legislação para atender as emergĂȘncias que estão surgindo.

Foi a primeira vez na história que o Poder Legislativo, por sua iniciativa, declarou, em março deste ano, calamidade pĂșblica no Estado, e o prorroga agora até 31 de março de 2021. Em ocasiões anteriores, a iniciativa sempre partiu do Poder Executivo.

Conselho da Celesc - Também foi aprovado o PDL 13/2020,que autoriza os representantes do Estado no Conselho de Administração da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc) a votarem na proposta de alteração do Estatuto Social a que se refere o OfĂ­cio nÂș 0012.1/2020, de origem governamental, que encaminha a minuta de alteração do Estatuto Social Celesc, para que seja deliberado sobre o voto dos representantes do Estado no conselho administrativo na instituição.


Seleção de voluntĂĄrios na PM e Bombeiros - Os deputados aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLC) 23/2019, de autoria do deputado Coronel Mocellin (PSL), que altera a Lei Complementar nÂș 302, de 2005, para regular que o processo de seleção para ingresso de voluntĂĄrios no Serviço de Auxiliar TemporĂĄrio da PolĂ­cia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado aproveite a classificação obtida pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto, segundo o autor, foi apresentado devido ao processo seletivo de tramitação atual ser demorado e com alto custo para aos cofres pĂșblicos.


ExigĂȘncias em dispensas de licitação - Por unanimidade, foi aprovado o PL 300/2020, que propõe novas exigĂȘncias a serem cumpridas nos casos de compras pĂșblicas com dispensa ou inexigibilidade de licitação. De autoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou denĂșncias de irregularidades na compra de 200 respiradores mecânicos pela Secretaria de Estado da SaĂșde, o texto prevĂȘ procedimentos administrativos suplementares para as contratações pĂșblicas diretas, previstas nos artigos 24 e 25 da chamada Lei das Licitações (8.666/1993).

Entre outras medidas, a proposta estabelece a obrigatoriedade de prestação de garantia, para resguardar a administração pĂșblica de eventuais prejuĂ­zos causados pelo não cumprimento do contrato, e também exige que haja uma clĂĄusula prevendo quebra do vĂ­nculo caso seja encerrada a situação excepcional que permitiu a compra sem licitação. Também impõe regras para o pagamento antecipado pelo serviço ou bens adquiridos. Entre estas regras, a obrigatoriedade de devolução do que jĂĄ foi pago.


Consórcios pĂșblicos de municĂ­pios - O PL 357/2019, da deputada Paulinha (PDT), que autoriza o governo do Estado a firmar parcerias com consórcios pĂșblicos de municĂ­pios para gestão associada de serviços pĂșblicos, também foi aprovado por unanimidade. A iniciativa permite a descentralização e execução de polĂ­ticas pĂșblicas de maneira mais eficaz, o que vem ao encontro do princĂ­pio da eficiĂȘncia estabelecido no artigo 36 da Constituição Federal de 1998, defendeu a autora.


Autodeclaração para Oscips - O PlenĂĄrio aprovou o PL 227/2020, de autoria do deputado Bruno Souza (Novo), que tem por meta instituir a previsão de autodeclaração para obtenção de isenção de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD). A iniciativa é dirigida, sobretudo, às Organizações da Sociedade Civil de Interesse PĂșblico (OSCIPs), que conforme o autor, jĂĄ adotariam a autodeclaração em diversos outros processos administrativos.


Assinatura digital na Alesc - De autoria do deputado Kennedy Nunes (PSD), foi aprovado o Projeto de Resolução (PRS) 8/2020, que institui a assinatura digital na tramitação dos processos eletrônicos legislativos no âmbito da Alesc.


Gratuidade nas travessias por balsas - O PL 170/2020, de iniciativa da deputada Paulinha, que visa conceder gratuidade, na travessia por 'ferryboats' e balsas, aos veĂ­culos de passeio, próprios ou de terceiros, utilizados no deslocamento de pacientes sob tratamento dialĂ­tico e/ou quimioterĂĄpico, foi aprovado com o voto contrĂĄrio do deputado Bruno Souza. Atualmente o benefĂ­cio jĂĄ é garantido a ambulâncias do Samu, dos Bombeiros e outros veĂ­culos das unidades de saĂșde pĂșblica destinados ao transporte de pacientes, por meio da Lei 16.771, de 2015.


Containers com espuma tóxica - Outro projeto aprovado por unanimidade foi o PL 34/2019, de autoria do deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), que proĂ­be a utilização de containers que tenham em sua estrutura a substância polĂ­mero de poliuretano. De acordo com o autor, o polĂ­mero de poliuretano é um forte agente propagador de chamas e gases tóxicos.

O texto barra utilização de containers com a substância para fins de residĂȘncia, celas de presĂ­dio, refeitórios e comércio no Estado. Voto contrĂĄrio do deputado Bruno Souza.


Impermeabilização de móveis - Com votos contrĂĄrios de João Amin (PP) e Bruno Souza, foi aprovado o PL 228/2019, que proĂ­be a impermeabilização de móveis em ambiente doméstico mediante o uso de solventes inflamĂĄveis. O autor do projeto, deputado Felipe Estevão (PSL), quer evitar que ocorram em Santa Catarina acidentes como o registrado em Curitiba, em 2019, quando a explosão ocorrida em um apartamento, durante a impermeabilização de um sofĂĄ, resultando na morte de um menino e em ferimentos graves nos pais dele.


Denominação de delegacias - Foi aprovado o PL 285/2020, do deputado Fernando Krelling (MDB), que dispõe sobre a denominação de Delegacias de PolĂ­cia Civil. Segundo o autor, a iniciativa tem a finalidade de possibilitar a homenagem a policiais civis de reconhecida idoneidade e que tenham prestado relevantes serviços ao Estado e à sociedade.


Equipamentos de proteção - O PL 325/2019, de autoria do deputado Jessé Lopes (PSL), que dispõe sobre o uso de equipamentos de proteção individual e instrumentos de menor potencial ofensivo pelo agente de segurança socioeducativo, foi aprovado por unanimidade. A matéria visa regulamentar e assegurar ao agente o uso de equipamento de proteção individual e instrumentos de menor potencial ofensivo em situações em que haja risco iminente, como tentativas de fuga ou rebeliões.

O texto lista colete, capacete, escudo, algema, dispositivo elétrico e granada de efeito moral. A matéria determina ainda que os agentes façam curso para o uso desses equipamentos e que registrem a ocorrĂȘncia com detalhes da operação, instrumentos utilizados e nome do servidor.


Cartilha do Paciente - JĂĄ o PL 189/2020, de autoria do deputado suplente Paulo Eccel (PT), aprovado com o voto contrĂĄrio do deputado Bruno Souza, dĂĄ nova redação à Lei 13.324, de 2005, que dispõe sobre a fixação, nas recepções dos hospitais, da Cartilha dos Direitos do Paciente. O projeto altera a redação da lei para garantir a presença de acompanhante à parturiente, tanto nas consultas quanto no trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

No projeto, o autor justificou que a mudança é necessĂĄria porque a redação original da lei especifica o direito à presença do pai, em descompasso com a legislação federal, que é mais genérica e permite a presença de acompanhante.


Visita virtual - Também foi aprovado o PL 200/2020, de autoria do deputado Coronel Mocellin (PSL), que dispõe sobre o direito à visita virtual de familiares a pacientes internados em decorrĂȘncia da Covid-19. A matéria regulamenta a visita de familiares a esses pacientes em hospitais pĂșblicos e privados, que deverão operacionalizar e oferecer a opção de videochamadas, mensagens de ĂĄudio e/ou vĂ­deo.

A instituição poderĂĄ utilizar-se de aparelhos celulares, tablets, notebooks do próprio hospital, do paciente ou familiar, desde de que respeitados os protocolos sanitĂĄrios para a realização da videochamada, que deverĂĄ ser previamente autorizada pelo profissional responsĂĄvel pelo tratamento do paciente.


Conselhos nacionais - Aprovado por unanimidade o PL 432/2019, de autoria do deputado Coronel Mocellin, sobre a participação e representação da PolĂ­cia Militar e do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Santa Catarina no Conselho Nacional dos Comandantes Gerais PM/CBM. Conforme o autor, o texto regulariza a participação das corporações catarinenses no conselho, apontando ainda a iniciativa como de interesse para Santa Catarina.

O PlenĂĄrio também aprovou, por unanimidade, o PL 525/2019, de autoria dos deputados Coronel Mocellin e MaurĂ­cio Eskudlark (PL), que reconhece o interesse pĂșblico e institucional da participação e representação da PolĂ­cia Civil do Estado de Santa Catarina no Conselho Nacional dos Chefes de PolĂ­cia (CONCPC).


Translado de corpos - Aprovado, ainda o PL 527/2019, do deputado Coronel Mocellin, que dispõe sobre o translado intermunicipal terrestre de cadĂĄveres e restos mortais humanos. O autor argumenta que a matéria abre a opção de escolha de funerĂĄria pelas famĂ­lias, eliminando um sistema fechado que se configura praticamente como um cartel, jĂĄ que somente algumas funerĂĄrias tĂȘm acesso a esse serviço nos hospitais. A matéria prioriza a livre concorrĂȘncia entre as empresas habilitadas para esse serviço.


Semana Detox - O PL 500/2019, de autoria do deputado Kennedy Nunes, foi aprovado com os votos contrĂĄrios do deputado Bruno Souza e Jessé Lopes. A matéria institui a Semana Detox Digital Catarinense, com o objetivo de conscientização e prevenção para desintoxicação dos efeitos do mau uso do meio ambiente digital.


Ponte em Tubarão - JĂĄ o PL 371/2020, do deputado Julio Garcia (PSD), que denomina Prefeito Stélio Cascaes Boabaid a ponte sobre o Rio Tubarão, entre os municĂ­pios de Tubarão e Capivari de Baixo, foi aprovado por unanimidade.


Atividades de baixo risco - O PL 9/2020, de autoria do deputado Bruno Souza, que regulamenta, em âmbito estadual, o artigo 3Âș, § 1Âș, III, da Lei federal no 13.874, de 20 de setembro de 2019, para classificar atividades de baixo risco, foi aprovado, por unanimidade. A medida, conforme o autor, assegurara a dispensa de ato pĂșblico para liberação de funcionamento do empreendimento.


Conselho de Mérito - Os deputados também aprovaram o PL 216/2019, de autoria do deputado Sargento Lima (PSL), que acrescenta inciso ao §3Âș, do art. 2Âș da Lei nÂș 6.463, de 1984, que "institui Condecorações e TĂ­tulo HonorĂ­fico na PolĂ­cia Militar e cria o Conselho do Mérito PolĂ­cia Militar" e o PL 330/2019, de autoria do governo estadual, que dispõe sobre as condecorações e o tĂ­tulo honorĂ­fico a serem outorgados pela PolĂ­cia Militar do Estado de Santa Catarina (PMSC).


Agroflorestas - Por fim, foi aprovado o PL 264/2020, de autoria do deputado Padre Pedro Baldissera (PT), que altera a Lei nÂș 8.676/1992 e trata da implantação de agroflorestas em Santa Catarina. O objetivo, conforme o autor da proposta, é garantir que as famĂ­lias que trabalham com agroflorestas sejam contempladas nas polĂ­ticas estaduais e federais de crédito, assistĂȘncia técnica e desenvolvimento rural.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec