Ondrepsb
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4

Escola do Legislativo oficializa parceria com escolas legislativas municipais

Por Administrador em 23/09/2021 às 14:20:02
Deputados, vereadores e dirigentes de escolas legislativas municipais FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Deputados, vereadores e dirigentes de escolas legislativas municipais FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Presidentes de c√Ęmaras de vereadores e de escolas dos legislativos municipais de Tubar√£o, Lages, Florianópolis, Criciúma e da Associa√ß√£o dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) assinaram, na tarde desta quarta-feira (22), um termo de coopera√ß√£o técnica com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, bra√ßo pedagógico da Assembleia Legislativa. A parceria é para realiza√ß√£o de cursos de forma√ß√£o técnica, política e cidad√£ de jovens, vereadores, servidores das casas legislativas e demais interessados nos temas do Parlamento.

O presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), destacou que a assinatura do termo de coopera√ß√£o é a transfer√™ncia da experi√™ncia da Escola do Legislativo com os parlamentos municipais. "Essa troca de informa√ß√£o e experi√™ncia é importante. A Escola do Legislativo tem muito a oferecer, a ser compartilhado com todas as c√Ęmaras de vereadores com o objetivo de sempre atender melhor o cidad√£o catarinense, prestar um servi√ßo de mais qualidade e a Escola tem feito esse papel com v√°rios cursos disponíveis." Lembrou ainda que, com o fim da pandemia da Covid-19, a expectativa é da retomada dos cursos presenciais, onde o aprendizado é maior.

A coordenadora da Escola do Legislativo, Adeliana Dal Pont, afirmou que iniciativa é um passo muito importante para se trabalhar em rede, um grande objetivo da Escola do Legislativo. "Que cada uma destas escolas municipais possa trazer para o aprendizado, para se qualificar melhor, as pequenas c√Ęmaras e estender isso para toda comunidade. Os cursos oferecidos ser√£o aqueles que tiverem demanda." Ela informou que mais de 62% s√£o novos vereadores em Santa Catarina e muitos necessitam de orienta√ß√Ķes, assim como suas equipes de assessores e a própria popula√ß√£o.

A presidente da Escola do Legislativo, deputada Marlene Fengler (PSD), parabenizou a todos pela aproxima√ß√£o com a Alesc. O deputado Marcius Machado (PL) enfatizou a import√Ęncia da assinatura de coopera√ß√£o da Alesc com as c√Ęmaras de vereadores. "O treinamento nunca acaba e é importante nós trabalharmos com a mente, sair da zona de conforto, para nos aperfei√ßoarmos sempre. A Alesc tem um papel fundamental nesta qualifica√ß√£o, os vereadores s√£o representantes da popula√ß√£o, mas existem muitas atividades que s√£o novas para eles, como o or√ßamento público", complementou.

Adeliana informou ainda que outras escolas de legislativos e presidentes de c√Ęmaras de vereadores poder√£o ser contempladas com esse termo de coopera√ß√£o. "A Alesc promove todos os cursos de forma gratuita, on-line ou presenciais, dirigidos a vereadores, assessores, servidores públicos e para a popula√ß√£o em geral."

A vereadora e presidente da Escola do Legislativo de Tubar√£o, Luciane Fernandes Tokarski (Republicanos), representando os demais vereadores e presidentes por ser a mais nova escola do legislativo, avaliou como muito importante e significativa a assinatura do termo de coopera√ß√£o com a Alesc, por entender que a c√Ęmara de vereadores é o local onde a popula√ß√£o est√° mais presente. "Precisamos de capacita√ß√£o tanto para o vereador, como para os funcion√°rios da Casa e para a popula√ß√£o. É importante ter essa aproxima√ß√£o e capacitar todas as pessoas, nós temos que estar sempre aprendendo para fazer o trabalho com excel√™ncia."



Ney Bueno
AGÊNCIA AL
Comunicar erro
Galego Bar e Restaurante

Coment√°rios

Orsitec