SEM I

São JosĂ© sedia XI seminĂĄrio Estadual da PolĂ­tica de AssistĂȘncia Social

Por Administrador em 15/11/2021 às 22:36:28
Fotos: Jeferson Regis/Secom PMSJ

Fotos: Jeferson Regis/Secom PMSJ

O município de São José sediou na última quinta e sexta-feira (11 e 12), XI SeminĂĄrio Estadual da Política de AssistĂȘncia Social. O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) para auxiliar os técnicos e gestores, além de promover debates e garantir ainda mais direitos socioassistenciais à população assistida pelo Sistema Único de AssistĂȘncia Social (SUAS) de todo o Estado de Santa Catarina.

O prefeito Orvino Coelho de Ávila, que estava representando a Associação de Municípios da Grande Florianópolis, lembrou que neste período em que os municípios enfrentam a pandemia da Covid-19, os profissionais do SUAS foram essenciais nos cuidados com a população, assim como os profissionais da saúde. "Recebi o relatório da 13ÂȘ conferĂȘncia municipal e gostaria de atenuar o meu desejo de unir os esforços para cumprir aquilo que estĂĄ no documento. Também quero deixar minha gratidão e nosso reconhecimento como gestores a essas duas abnegadas categorias que não mediram esforços, que foi a Saúde e a AssistĂȘncia Social que colocaram suas vidas em risco para defender a vida dos seus concidadãos".

Durante as falas de abertura das autoridades presentes, foi relembrada a história das políticas públicas da assistĂȘncia social, a evolução com as conquistas e a luta para manter e ampliar os direitos sociais da população catarinense.

O secretĂĄrio de Estado do Desenvolvimento Social, Claudinei Marques, agradeceu a todos os presentes reforçando o trabalho realizado por todos para a garantia dos direitos sociais da população. "VocĂȘs são nossos braços principais para atendimento da ponta", pontuou.

O evento contou com espaços para debates, relato de experiĂȘncias e também palestras como a Políticas Sociais em Tempos de Pandemia, Vigilância Socioassistencial no SUAS e Relato de ExperiĂȘncias na Política de AssistĂȘncia Social durante a Pandemia, envolveu as gestoras(es), trabalhadoras(es) do Sistema Único de AssistĂȘncia Social (SUAS), psicólogas(os), prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, conselheiros municipais, usuĂĄrios, representantes de entidades socioassistenciais e demais interessados na AssistĂȘncia Social.

De acordo com o secretĂĄrio de AssistĂȘncia Social, Lédio Coelho, o seminĂĄrio é um espaço de oportunidade para fomentar as políticas públicas da AssistĂȘncia em âmbito estadual. Ele ressaltou a importância de São José ser sede de um evento como esse: "receber tantas pessoas comprometidas com a AssistĂȘncia Social dos seus municípios em um evento com essa importância reforça nosso compromisso, nosso olhar, para com as pessoas que precisam das políticas públicas da AssistĂȘncia Social".

Estiveram presentes na solenidade de abertura o presidente da Fecam e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, o coordenador institucional da Fecam e das Câmaras técnicas, Rodrigo Fachini, a representante do colegiado estadual de AssistĂȘncia Social (COAS), Janice Merino, representante da Câmara Técnica de AssistĂȘncia Social, Rosí Voltolini, a deputada federal, Carmen Zanotto, a deputada estadual, Luciane Carminatti, o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Catarina, João Botega, a auditora fiscal de controle externo do TCE/SC, Vanessa dos Santos, o presidente da UVESC, Anderson Guzzatto, representante da COEGEMAS, Fabiana Cardozo, a presidente do Conselho Estadual de AssistĂȘncia Social de Santa Catarina, Luciane dos Passos, o representante do CRESS, Eduardo de Oliveira Garcia e a representante do Conselho Regional de Psicologia, Sandra Coimbra.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec