SEM I

Recomeços: os relatos de mulheres que recuperaram sua autonomia financeira com auxĂ­lio da Prefeitura de Florianópolis

17 mulheres vĂ­timas de violĂȘncia jĂĄ receberam BenefĂ­cio que promove autonomia

Por Administrador em 06/01/2022 às 15:36:37
Foto: Leonardo Sousa/PMF

Foto: Leonardo Sousa/PMF

Atualmente, 17 mulheres em Florianópolis recebem um BenefĂ­cio que promove autonomia para mulheres, um auxĂ­lio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de AssistĂȘncia Social, para mulheres vĂ­timas de violĂȘncia. A ação consiste em auxĂ­lio por seis meses, podendo ser prorrogado por mais trĂȘs, mediante avaliação técnica. O valor do auxĂ­lio é de um salĂĄrio mĂ­nimo, para incentivo de autonomia e independĂȘncia financeira.

Joana (nome fictĂ­cio para não identificar a entrevistada) se apaixonou por seu antigo namorado e começou a viver o que, esperava, ser uma história de amor. Sua filha, fruto do relacionamento, e seu antigo parceiro moravam juntos quando tudo começou a desandar. Após problemas no relacionamento, e término, o homem não aceitou que Joana quisesse sair de casa e a ameaçou verbalmente, mesmo em frente a sua filha.

Após uma discussão, seu ex-namorado a agrediu com cacos de vidro, e com a ajuda da Guarda Municipal de Florianópolis, foi direcionada até uma delegacia e posteriormente ela e sua filha foram acolhidas em um abrigo para mulheres vĂ­timas de violĂȘncia da Prefeitura de Florianópolis. O homem ainda teve outro episódio agressivo antes do acolhimento, incendiando a casa onde moravam.

Após acolhida, Joana e sua filha receberam todo suporte necessĂĄrio para uma nova história. Com o auxĂ­lio da AssistĂȘncia Social de Florianópolis, além de acolhida, Joana recebeu o valor do BenefĂ­cio para autonomia financeira, que pode pagar um aluguel, alimentação e outras demandas para ela e sua filha.

"Sair de um relacionamento assim e poder começar uma nova vida é tudo que eu precisava. Hoje quero me recompor, cuidar da minha filha que é meu bem maior e recomeçar, é isso que eu almejo", comenta.

Além de Joana, outra beneficiĂĄria também relatou sua história. PatrĂ­cia (nome fictĂ­cio) foi acolhida após uma discussão com seu ex-marido. O homem a agredia verbal e psicologicamente, e a confusão aumentou após a visita de seus filhos. As discussões rotineiras começaram a tomar conta dos dias de PatrĂ­cia e ela se via desemparada diante de tal situação até que em um dia, decidiu buscar auxĂ­lio da AssistĂȘncia Social de Florianópolis e foi acolhida na casa de passagem para mulheres vĂ­timas de violĂȘncia.

"Existe um ponto de vulnerabilidade que, diante dessas agressões, nos paralisamos por medo. Nunca sabemos se vão acreditar em nós. Não é fĂĄcil recomeçar", comenta.

Além da estadia na Casa de Passagem, PatrĂ­cia é uma das mulheres que recebeu o auxĂ­lio para autonomia financeira da Prefeitura de Florianópolis. Com o valor, ela pode pagar um aluguel e alimentos. A ação foi de extrema ajuda, visto que anteriormente ela dependia financeiramente do seu ex-marido.

O valor do benefĂ­cio pode auxiliar no pagamento de aluguéis para moradia. A beneficiĂĄria, é acompanhada pelas equipes técnicas que emitem Registro de Acompanhamento no prontuĂĄrio do usuĂĄria, no sistema informatizado da SEMAS, certificando que o auxilio estĂĄ sendo utilizado pela beneficiĂĄria exclusivamente para a finalidade a que se destina.

Em Florianópolis, além do acolhimento, outro dado histórico foi registrado. Atualmente, hĂĄ cinco mulheres acolhidas, um nĂșmero muito baixo comparado aos Ășltimos anos, o que pode ser um reflexo da concessão do BenefĂ­cio de Autonomia Financeira, que fez com que estas mulheres conseguissem alugar um espaço para moradia.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec