SEM I

Projeto Socioambiental da CASAN esclarece dúvidas em novas áreas atendidas por esgoto em Santo Amaro

Por Administrador em 19/07/2022 às 14:37:08
Foto/Divulgacão

Foto/Divulgacão

Em obras para ampliar a infraestrutura de coleta e tratamento de esgotos em Santo Amaro da Imperatriz, a CASAN também está levando informações aos moradores e esclarecendo dúvidas. O Trabalho Socioambiental é realizado em visitas, pela assistente social Ivanete Manica, que trabalha à serviço da Companhia pela empresa JPR Ambiental.


DÚVIDAS FREQUENTES

Qual a necessidade de ligação do esgoto na rede?

A Lei do Saneamento estabelece que é obrigatória a ligação dos imóveis à rede de água e de coleta de esgotos nos locais em que essa infraestrutura é disponibilizada. Portanto, após conclusão das obras de ampliação do Sistema de Esgoto de Santo Amaro, os imóveis atendidos pela rede coletora devem fazer as adaptações internas e ligar o esgoto domiciliar a esse sistema. A ligação também é fundamental para que a Estação de Tratamento de Esgotos opere em sua capacidade plena.


Se o morador não fizer a ligação, vai ser obrigado a pagar a taxa?

Sim, depois que a CASAN autorizar e ligação e comunicar sobre o faturamento dos serviços de coleta e tratamento (em geral três meses após liberar o sistema para conexão do esgoto domiciliar), o morador terá que pagar, mesmo que não esteja ligado ao sistema da CASAN. O valor será equivalente ao que for gasto de água. Como exemplo, se o consumo de água for de R$ 30, a fatura com o esgoto incluído passar a R$ 60.


Como as casas em nível inferior ao da rua vão fazer a ligação?

Neste caso o morador terá duas opções, devidamente orientadas pela CASAN. Dependendo do caso, é possível fazer a ligação pela rua de trás, ou pela frente do imóvel, o mais comum. Em alguns casos em que a residência está muito abaixo da rua, há necessidade de instalação de um bombeamento internamente, mas tudo isso será devidamente orientado pela CASAN após a instalação da rede coletora.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec