SEM I

OBRA DA NOVA ETE POTECAS AVANÇA EM SÃO JOSÉ

Por Administrador em 29/11/2022 às 12:59:17
Fotos/Acervo CASAN

Fotos/Acervo CASAN

Uma das maiores obras de Saneamento Básico de Santa Catarina está sendo executada em São José. A nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas vai substituir as lagoas de estabilização com tecnologia avançada para garantir a qualidade do efluente tratado e o controle de odores. O investimento da CASAN é de R$ 149,5 milhões.

No momento, os trabalhos estão sendo executados em duas frentes. Cerca de 60% da terraplanagem do terreno já foi concluída. A próxima etapa será focada na fundação e no início da construção dos tanques de aeração.

A nova ETE terá capacidade de vazão média, na primeira etapa, de 600 L/s, cerca de 42% a mais do que a capacidade atual de 423 L/s. Na segunda etapa, serão 800 L/s. A unidade foi dimensionada considerando uma população de 328.494 habitantes para a primeira etapa do projeto e 437.992 habitantes na segunda etapa.

A Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas foi construída na década de 80 e opera com o processo de tratamento por lagoas de estabilização. Quando a nova ETE estiver concluída, o tratamento passará a ser feito com sistema de lodos ativados por aeração prolongada, com nitrificação e desnitrificação simultânea, controle de odor e remoção complementar de fósforo.

A obra vai permitir a desativação das lagoas de estabilização, medida que vai trazer muito mais qualidade de vida para a população. O planejamento prevê que o local onde hoje existem as lagoas passe por recuperação ambiental, dando lugar a um parque urbano, com áreas de lazer e prática de esportes.




Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec