SEM I

Nova ETE de Potecas no fim da conclusão. Prefeito de São JosĂ© e direção da Casan vistoriam o avanço das obras.

Prefeito Orvino Coelho de Ávila enfatizou a grande necessidade desta estação, uma reivindicação de dĂ©cadas da comunidade local.

Por Administrador em 10/02/2023 às 11:55:16
Prefeito Orvino Coelho de Ávila enfatizou a grande necessidade desta estação, uma reivindicação de décadas da comunidade local. - Fotos/Divulgação

Prefeito Orvino Coelho de Ávila enfatizou a grande necessidade desta estação, uma reivindicação de décadas da comunidade local. - Fotos/Divulgação

O Prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, e o Diretor de Operação e Expansão da CASAN, Joel Horstmann, visitaram na manhã desta sexta-feira o canteiro de obras da nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas.

Com terraplanagem praticamente concluĂ­da e 45% de fundações do primeiro tanque executadas, na próxima etapa a unidade vai entrar na fase de execução da laje de fundo e paredes laterais.

"É ai que a obra vai aparecer mais. Estamos cumprindo a risca o cronograma para avançar nesta Estação de Tratamento de Esgotos que é fundamental para a população de São José", destacou o Diretor de Operação da CASAN. A meta da Companhia é concluir as obras em 2024.

"Saio plenamente satisfeito dessa visita técnica. A gente vĂȘ que a CASAN estĂĄ se empenhando, essa é uma luta antiga e a obra avançou muito, pois a gente sabe que essa fase de fundação é uma das mais difĂ­ceis", disse o prefeito Orvino, agradecendo o tratamento diferenciado a São José, quarto municĂ­pio mais populoso de Santa Catarina.

A nova Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas vai substituir as lagoas de estabilização com tecnologia avançada para garantir a qualidade do efluente tratado e o controle de odores.

A nova ETE terĂĄ capacidade de vazão média, na primeira etapa, de 600 L/s, cerca de 42% a mais do que a capacidade atual de 423 L/s. Na segunda etapa, serão 800 L/s. A unidade foi dimensionada considerando uma população de 328.494 habitantes para a primeira etapa do projeto e 437.992 habitantes na segunda etapa. O investimento total previsto da CASAN é de R$ 270 milhões.

A Estação de Tratamento de Esgotos de Potecas foi construĂ­da na década de 80 e opera com o processo de tratamento por lagoas de estabilização. Quando a nova ETE estiver concluĂ­da, o tratamento passarĂĄ a ser feito com sistema de lodos ativados por aeração prolongada, controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final tratado..

A obra vai permitir a desativação das lagoas de estabilização, medida que vai trazer muito mais qualidade de vida para a população. O planejamento prevĂȘ que o local onde hoje existem as lagoas passe por recuperação ambiental, dando lugar a um parque urbano, com ĂĄreas de lazer e prĂĄtica de esportes.



Imagem ilustrativa da nova unidade que vai substituir as lagoas de estabilização com tecnologia avançada para garantir a qualidade do efluente tratado e o controle de odores.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec