SEM I

Hospital Celso Ramos é destaque em serviços e procedimentos em urologia

Por Administrador em 03/10/2023 às 17:44:00

O Serviço de Urologia do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem se destacado nos últimos anos por uma oferta de procedimentos dentro do que há de melhor na especialidade. Dentre estes, o Ambulatório de Urologia Reconstrutiva da unidade é referência em todo o estado. Embora ainda pouco conhecido, o serviço vem tendo um aumento expressivo na sua demanda e, consequentemente, na complexidade dos casos atendidos.

Especializado na área de urologia reconstrutiva, o médico José Fernando Rodrigues Jr. é um dos responsáveis por iniciar este serviço no HGCR. "A principal missão dessa especialidade é restaurar a anatomia do aparelho urinário e genital, priorizando a recuperação da função para melhorar a qualidade de vida do paciente e seu retorno às atividades sociais", explica.

De acordo com o médico, no universo de pacientes atendidos, existe um grande contingente de jovens que foram vítimas de acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, infecções genitais graves, acidentes de armas de fogo, dentre outros.

Para realizar estas cirurgias complexas, faz-se necessário uma equipe multidisciplinar de especialistas que atualmente realiza até duas cirurgias reconstrutivas por semana. Após a realização do procedimento, o tempo de internação pode variar de dois dias a várias semanas, dependendo da gravidade do caso. O serviço ainda oferece consultas e acompanhamentos regularmente, tudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o urologista, muitos pacientes afetados por estas lesões acabam convivendo com sondas uretrais e abdominais, às vezes por anos, quando poderiam ter tratamento apropriado e, consequentemente, um retorno precoce às suas atividades normais. "Muitos pacientes poderiam ser curados e poderiam voltar a trabalhar, estudar e formar família. Isso tem um foco social muito forte", avalia o profissional.

O fluxo de atendimento é definido pelo Sistema de Regulação Estadual (SISREG). Começa nas unidades básicas de saúde, onde os pacientes são diagnosticados e encaminhados para o especialista. Em casos mais complexos, avança para o ambulatório especializado em urologia reconstrutiva. Após a consulta ambulatorial, são solicitados os exames necessários e o paciente entra no sistema de espera para sua cirurgia.

O Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, tem desempenhado um papel essencial ao oferecer serviços de urologia reconstrutiva para a população de Santa Catarina, promovendo a recuperação e a qualidade de vida dos pacientes que sofreram lesões urológicas graves.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec