SEM I

Entre praias e trilhas, conheça locais para celebrar o Dia da Natureza e o Dia Mundial dos Animais em Santa Catarina

Por Administrador em 03/10/2023 às 18:50:39
Abelardo Luz - Foto: Arquivo

Abelardo Luz - Foto: Arquivo

Em homenagem a São Francisco de Assis, apaixonado pela natureza e pelos animais, e para maior conscientização sobre temas relacionados ao meio ambiente é comemorado, no dia 4 de outubro, o Dia da Natureza e o Dia Mundial dos Animais. É um momento para contemplar as belezas naturais e refletir sobre a preservação do meio ambiente. E, com um grande leque de paisagens espetaculares e conservadas, Santa Catarina oferece diversos destinos para fortalecer e celebrar essas duas datas. Ainda, é possível prolongar as comemorações para 5 de outubro, o Dia das Aves.

O estado é ideal para apreciar a natureza de perto e aproveitar um dia repleto de ecoturismo, pois abriga uma variedade de cachoeiras, trilhas, praias, atividades de mergulho, rafting e muitas outras atrações. Para uma experiência repleta de aprendizados, é muito importante lembrar de respeitar a natureza e a cultura local. Então, descarte seu lixo de forma adequada e lembre-se de não perturbar ou alimentar os animais.

Dentre as diversas cidades com belezas naturais, é possível destacar Lauro Muller. Rica em paisagens, vegetação variada e animais silvestres, o município ainda apresenta cânions, cachoeiras, vales e montanhas que compõem um visual espetacular. Outra opção é Corupá, que abriga a Rota das Cachoeiras, em que há 14 cachoeiras diferentes para conhecer.

Mais um local para celebrar a natureza e os animais é a Trilha Ecológica do Rio Vermelho, no Parque Estadual do Rio Vermelho (Paerve), em Florianópolis. Durante o trajeto, um guia turístico apresenta ao público espécies variadas de animais silvestres — muitos são vítimas de tráfico, maus tratos, resgatados ou recebidos no parque e que passam por cuidados e reabilitação no Instituto do Meio Ambiente (IMA). Segundo a diretora de Biodiversidade e Florestas do IMA, Sabrina Nunes Caetano Maestri, depois de tratamento e avaliações, os animais são soltos em seu local de origem. No entanto, quando não possuem condições de soltura, são encaminhados para locais de fauna silvestre. "Alguns aguardam nos viveiros da Trilha e, enquanto isso, visitantes e moradores da ilha podem conhecer o trabalho realizado no PAERVE, e também a história dos animais recebidos", explica.

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Então, para quem deseja comemorar as datas na água (ou embaixo dela), pode visitar as Ilhas do Coral, em Moleques do Sul e Ilhote do Siriú, na cidade de Garopaba. Os locais permitem o mergulho livre e, ainda, oferecem aulas para aprender mais sobre a prática.

Há muitos locais em Santa Catarina, como a cidade de Urubici, que guarda belezas de tirar o fôlego, como a Cascata do Avencal e o Jardim Secreto. Ainda, há José Boiteux, Morro Grande, Botuverá e muitas outras cidades para viver um estado de alegria no Dia da Natureza e no Dia Mundial dos Animais.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec