SEM I

Enxerga São Jos√©: Prefeitura de São Jos√© prepara a entrega dos primeiros 22 √≥culos a estudantes

Acess√≥rios foram escolhidos pelos alunos ap√≥s exame oftalmol√≥gico promovido pelo programa Enxerga São Jos√©

Por Administrador em 07/11/2023 às 16:39:24

O programa "Enxerga São José", iniciativa desenvolvida pela Prefeitura de São José, por meio das secretarias da Educação e da Saúde, com a meta atender cerca de 20 mil alunos do Município, vai iniciar nesta quinta-feira (9), às 15h, a entrega dos 22 primeiros óculos para estudantes diagnosticados com necessidade do uso do acessório. Nesta primeira semana, a unidade móvel que conta com médico oftalmologista, enfermeiros e técnicos de enfermagem, continua realizando os exames gratuitos na CEM José Nitro, que est√° funcionando provisoriamente no Cras de Areias, localizado no bairro Areias.

A previsão é de que a unidade móvel permanecer√° pelo tempo necess√°rio para atender todos alunos. Após o exame, se for necess√°rio, a criança receber√° óculos gratuitamente, podendo escolher o modelo da armação na própria unidade de ensino. Desenvolvido por meio da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, o programa prev√™ o atendimento de alunos da pré-escola ao 9¬ļ ano do Ensino Fundamental, que totalizam aproximadamente 20 mil educandos da rede municipal.

Ainda este ano, a unidade móvel estar√° atendendo no CEM Renascer, no Ipiranga, e nos CEM São Luiz e Vila Formosa. Não h√° prazo para conclusão do programa, j√° que ele ser√° permanente. O prefeito Orvino Coelho de √Āvila salientou a import√Ęncia do programa ao falar que a consulta e aquisição de óculos tem um custo elevado às famílias. "Essa parceria entre a Saúde e a Educação não tem como dar errada, vamos atender aqueles que mais precisam, l√° na ponta. Quem cuida das crianças certamente, no dia do amanhã, uma sociedade melhor. Não existe outra ferramenta de inserção do jovem que não seja por meio da Educação".

A secret√°ria da Saúde, Sinara Simioni, enfatizou o fato que o programa não prev√™ somente a entrega de óculos, prev√™ consultas periódicas das crianças e diante de necessidade a entrega gratuita dos óculos. "O Enxerga São José vem com a proposta de melhorar a qualidade de assist√™ncia do nosso ambulatório de oftalmologia, localizado na Policlínica de Barreiros, então esses nossos consultórios t√™m passado por uma modernização de equipamentos e contratação de mais profissionais".

A secret√°ria da Educação, Rose Bartucheski também ressaltou a import√Ęncia do programa. "É um casamento fant√°stico de saúde com educação, importantíssimo para nossas crianças. Os primeiros 22 óculos para as crianças que passaram pelo exame j√° chegaram e serão distribuídos. Essa é mais uma etapa para garantir qualidade de saúde e qualidade de educação na nossa cidade".

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec