Lançamento de biografia de Ildefonso Juvenal marca m√™s da consci√™ncia negra da ACI

Evento que resgata o legado do escritor e jornalista, primeiro catarinense a concluir o Ensino Superior, ser√° nesta terça-feira (14), na sede da ACI, em Florian√≥polis

Por Administrador em 10/11/2023 às 13:51:39
Autor Fábio Garcia. Foto: Acervo pessoal.

Autor Fábio Garcia. Foto: Acervo pessoal.

Com a chegada do M√™s da Consci√™ncia Negra, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em especial a Diretoria de Igualdade Racial, convida para o evento "Imprensa Negra", que marca o lançamento de duas obras liter√°rias assinadas pelo historiador F√°bio Garcia: "Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro do Sul do Brasil" – volumes 1 e 2.

Ildefonso Juvenal da Silva foi um escritor, orador, militar e farmac√™utico brasileiro, sendo o primeiro homem negro a se formar em uma instituição de ensino superior em Santa Catarina, em 1924. Publicou obras liter√°rias nos g√™neros contos, poesias e teatro, além de dezenas de artigos e crônicas em diversas revistas e jornais (entre eles, O Estado). Realizava pesquisas históricas, tornando-se sócio do Instituto Histórico e Geogr√°fico Catarinense. Junto a dezenas de outros homens negros de Florianópolis, fundou o Centro C√≠vico e Recreativo José Boiteux, em 1920, associação que lutava por cidadania e contra a discriminação racial, da qual foi orador e presidente.

"O movimento da Imprensa Negra no Brasil é voltado especialmente para a documentação e debate p√ļblico das questões envolvendo o negro brasileiro, como a discriminação racial, a recuperação da dignidade, identidade, história e cultura dessa parcela da população. Grandes nomes catarinenses como Antonieta de Barros e Cruz e Souza foram refer√™ncias apagadas, mas de extrema relev√Ęncia, que – em eventos como este na sede da Associação Catarinense de Imprensa – procuramos valorizar por meio de debates, conversas e também o lançamento de livros como as obras do autor F√°bio Garcia", destaca Amanda Santos, jornalista e Diretora de Igualdade Racial da ACI.

F√°bio Garcia é bacharel e licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O autor é reconhecido por ser uma importante voz do movimento negro, educador e por sua participação em diversos projetos. Dentre eles, a elaboração do curso de História de África no curso de História da UFSC e a implementação do sistema de cotas para alunos negros e de escola p√ļblica na mesma instituição. Além disso é autor de diversos t√≠tulos, como: Negras Pretensões, A Educação para as Relações étnico-raciais, Africanidades Catarinenses, Gustavo de Lacerda: vida e obra de um jornalista negro catarinense e Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro no Sul do Brasil. "A contribuição de Ildefonso Juvenal para a história de Santa Catarina é incomensur√°vel, sendo ela fundamental para a compreensão das estratégias e sociabilidades desenvolvidas pela população negra no pós-abolição", avalia o escritor.

"Abrir a Casa do Jornalista para eventos que resgatam a história de grandes nomes da imprensa de Santa Catarina é motivo de orgulho para todos nós que estamos à frente da entidade. Precisamos que essas histórias apagadas ao longo do tempo sejam conhecidas por jornalistas e estudantes de Jornalismo", diz o diretor de eventos, Davi Paes e Lima.

Garanta o seu ingresso gratuito para participar do evento pelo link do Sympla.

Data: 14/11

Hora: 19 horas

Local: Sede da ACI – Rua Rui Barbosa, 621, Agronômica, Florianópolis.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec