SEM I

Jardim da Fundação Cultural BADESC recebe exposição inédita a partir desta quinta-feira (30)

Com curadoria de Rosana Bortolin, A Espera apresenta trabalhos das artistas Betânia Silveira, Isabela Mendes Sielski e Marion de Martino

Por Administrador em 27/11/2023 às 16:09:39

O jardim da Fundação Cultural BADESC, que fica no Centro de Florianópolis, recebe a partir do dia 30 de novembro, a exposição A Espera. Com curadoria de Rosana Bortolin, a mostra inédita apresenta trabalhos de Betânia Silveira, Isabela Mendes Sielski e Marion de Martino. A abertura, com entrada gratuita, será a partir das 19h.

A mostra é formada por seis obras, sendo três peças confeccionadas em cerâmica da artista Betânia Silveira, uma instalação com roupas banhadas em argila/cimento colocadas sobre cadeiras, da artista Isabela Mendes Sielski e duas peças feitas colaborativamente, em cerâmica e renda, da artista Marion de Martino.

Rosana, que já participou de exposições na Fundação como artista e realiza pela primeira vez uma curadoria no espaço, explica que a exposição aborda as questões cíclicas da vida, como o tempo de espera, das partilhas, das trocas, das colaborações, dos afetos, das inquietações dos seres humanos e das relações com o outro.

"A escolha das artistas se deu pela afinidade com a poética delas, pelas reflexões ao redor da essência da vida. E espero que o público possa vivenciar as obras de modo reflexivo, desde os seus próprios referenciais de vida, uma vez que a obra só existe a partir das trocas e das relações com o outro", completa a curadora.

A Espera poderá ser visitada até 29 de fevereiro de 2024. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis. O funcionamento é de segunda a sexta, das 13h às 19h.


Sobre as artistas:

Betânia Silveira expõe desde 1988 em exposições individuais, coletivas e salões de arte no Brasil e internacionalmente. Em seu trabalho expressivo com a cerâmica e outras mídias aborda relações entre o humano e a natureza para apontar questões existenciais e políticas.

Isabela Mendes Sielski nasceu em Florianópolis/SC onde reside. Formada em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com Doutorado em Escultura pela UPV- Bilbao/Espanha. Desde os anos 80 tem participado de exposições e residências artísticas no Brasil e no exterior.

Marion De Martino é arte educadora, escultora, rendeira e produtora cultural. Tem experiência na área de escultura e cerâmica com ênfase em ensino de artes. Atualmente, faz projetos colaborativos de arte e cultura popular no Ateliê Kumbharipa, onde trabalha.


Sobre a curadora:

Rosana Bortolin é licenciada e bacharel em Desenho e Plástica, especialista em Cerâmica pela Universidade de Passo Fundo/RS, mestre em Poéticas Visuais pela Escola de Comunicação e Artes - ECA /USP, doutoranda em Escultura na Universidade do País Vasco-UPV, Espanha, Professora no Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É artista e expõe regularmente desde 1984.


Fundação BADESC Musical

Iniciam na sexta, dia 1º de dezembro, as apresentações do projeto Fundação BADESC Musical. A seleção das bandas participantes da chamada pública foi realizada pela curadora Ive Luna, que é graduada em Música, mestre e doutora em Teatro.

Orquidália abre o projeto no dia 1º, a partir das 19h, na varanda da Fundação. No dia 8 é a vez da banda Parafins e no dia 15 de dezembro, o Grupo Cirandela. As apresentações são gratuitas.

Roda de Afetos, trabalho da artista Isabela Mendes Sielski. Foto/Divulgação

Trabalho da artista Betânia Silveira. Foto/Divulgação

Útero Guarapuvu, trabalho da artista Marion de Martino. Foto/Divulgação

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec