SEM I

Alesc celebrará nesta segunda-feira (26), 150 anos da imigração italiana no Brasil

Por Administrador em 26/02/2024 às 18:05:19

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina está se preparando para celebrar um marco significativo na história do país: os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Na segunda-feira, 26 de fevereiro, às 19h, uma sessão especial será realizada em homenagem a essa importante data. O evento foi idealizado pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina - Itália.

Em parceria com o Consulado Geral da Itália para os estados do Paraná e Santa Catarina, a solenidade contará com a presença de representantes do Instituto Nacional pela Guarda de Honra do Pantheon, da Embaixada da Itália, autoridades do governo estadual, prefeitos, deputados federais e estaduais, além de membros de círculos italianos e outras entidades.

"Vamos celebrar a presença italiana no Brasil e em Santa Catarina, destacando a riqueza cultural e sua significativa contribuição para a história e identidade do povo catarinense. A homenagem visa reconhecer os pioneiros, enquanto direcionamos nosso olhar para um futuro de oportunidades por meio da integração entre Brasil e Itália", explica Dr. Vicente.


Homenagens
Durante a cerimônia serão prestadas homenagens a instituições e entidades que preservam a memória dos imigrantes italianos, como o Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim - Casa de Brusque, o Colégio Consul Carlos Renaux, o Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina (Ceom), o Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul - Victor Schmöckel e o Arquivo Público de Santa Catarina.

Também será reconhecido o Curso de Letras Italiano da UFSC, bem como as prefeituras de Treviso, Urussanga, Siderópolis, Nova Veneza, Arroio Trinta, Laurentino, Rodeio, Morro Grande, Lacerdópolis e Massaranduba, por incluírem o estudo da língua italiana na grade curricular das escolas municipais.

Uma menção especial será feita ao empresário de ascendência italiana Moacir Luiz Bogo, falecido em janeiro deste ano aos 76 anos, por seu incansável trabalho na promoção da cultura italiana ao longo de sua vida. Bogo, líder empresarial no ramo do transporte e turismo, atuou como Agente Consular Honorário da Itália para Joinville e região por 12 anos, além de fundar o Círculo Italiano no município.


História
No Brasil, a Lei federal nº 11.687, de 2 de junho de 2008, instituiu o dia 21 de fevereiro como o "Dia Nacional do Imigrante Italiano". A data faz referência à chegada do navio "La Sofia" ao Espírito Santo em 1874, com quase 400 italianos, fato que deu origem à imigração em massa de italianos para o Brasil.

Resultado dessa onda migratória, Santa Catarina recebeu 108 colonos italianos que chegaram no ano seguinte, em 1875, estabelecendo-se em Brusque.

Embora esse seja um marco oficial, registros históricos indicam a presença de italianos em terras catarinenses antes dessa data. Em 1836, na região do Grande Rio Tijucas, hoje parte do município de São João Batista, foi fundada a Colônia Nova Itália, com a chegada de imigrantes da Ligúria.

Essa colônia é reconhecida pela Lei estadual nº. 17.536, de 19 de junho de 2018, como pioneira da imigração italiana em Santa Catarina.

Atualmente, o Brasil possui o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior contingente, contando com mais de 100 mil catarinenses que possuem cidadania italiana. A celebração desses 150 anos é uma oportunidade para refletir sobre essa rica herança e reconhecer o legado deixado pelos italianos em nossa sociedade.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec