RG Pet CMF

SAMU de Santa Catarina atende mais de 67 mil ocorrĂȘncias durante a Estação Verão

Por Administrador em 21/03/2024 às 14:02:26
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O verão terminou e com ele chegou ao fim a operação Estação Verão, do Governo do Estado, com ações e esforços conjuntos para otimizar os trabalhos do Estado durante a temporada. O Serviço de Atendimento Móvel de UrgĂȘncia (SAMU) também participou da iniciativa e organizou suas equipes e trabalhos para atender de forma mais eficiente e ĂĄgil os turistas e a população.

Entre os dias 16 de dezembro de 2023 e 16 de março deste ano, o SAMU atendeu 67.864 ocorrĂȘncias. A região que teve mais ocorrĂȘncias foi a Grande Florianópolis, com 20.573; seguida pela Norte/Nordeste (Joinville), com 19.242; Sul (CriciĂșma), com 15.315; Foz do Rio ItajaĂ­ (CamboriĂș), com 12.734. Entre os principais casos clĂ­nicos estão os cardiovasculares e neurológicos.

Durante o verão, um dos destinos mais procurados pelos turistas foi o litoral catarinense, principalmente na da Foz do Rio ItajaĂ­. Para reforçar o atendimento na região, o SAMU de Itapema trabalhou com mais uma Unidade de Suporte Avançado (USA). A equipe, composta por enfermeiro, condutor socorrista e médico, prestarĂĄ o serviço até o final de março de 2024. Além disso, a Central de Regulação de UrgĂȘncias da macrorregião, passou a contar com mais um profissional médico em cada perĂ­odo, ou seja, com quatro médicos reguladores a mais.

Para expandir ainda mais a cobertura do SAMU no litoral, a Secretaria da SaĂșde inaugurou em dezembro, uma nova USA em Navegantes. O investimento ampliou o atendimento na alta temporada com a contratação de 11 médicos, cinco enfermeiros e oito condutores/socorristas.

"Seguimos de prontidão e à disposição de toda população catarinense e visitantes em nosso Estado. Estes nĂșmeros demonstram a importância do serviço de atendimento móvel de urgĂȘncia para acesso aos serviços de saĂșde no tempo e local certos. Para isso, contamos com a auxĂ­lio do nosso nĂșcleo de educação em urgĂȘncia, redes sociais da Secretaria de Estado da SaĂșde e do Governo do Estado, pois estamos cada dia mais próximos da população catarinense, ampliando a oferta de serviços através de novas ambulâncias, motolâncias e incremento de médicos reguladores junto às Centrais, pelo nĂșmero de telefone 192", ressalta Marcos Antonio Fonseca, Superintendente de UrgĂȘncia e EmergĂȘncia.

Todo o litoral catarinense conta com aproximadamente 71 equipes, entre Unidades de Suporte BĂĄsico (USB) e de Suporte Avançado (USA). Os profissionais atuam com viaturas, ambulâncias, motolâncias e aeronaves para salvar vidas e dar assistĂȘncia necessĂĄria aos atendimentos de urgĂȘncia e emergĂȘncia.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec