RG Pet CMF

Florianópolis inaugura novo Centro de Sa√ļde Monte Serrat nesta quarta-feira (27)

Por Administrador em 26/03/2024 às 14:52:18
Foto: Allan Carvalho/PMF

Foto: Allan Carvalho/PMF

A Prefeitura de Florianópolis avança no compromisso com a gestão urbana e, especialmente, com a saúde pública. A Secretaria Municipal de Saúde inaugura o novo Centro de Saúde do Monte Serrat, localizado na Avenida Mauro Ramos n¬ļ 722, nesta quarta-feira (27) às 11h. A estrutura estar√° disponível para atendimento à população ainda no mesmo dia, a partir das 13h.

Estratégico, o novo Centro de Saúde do Monte Serrat est√° situado em um prédio que anteriormente esteve em situação de abandono. A revitalização desta infraestrutura possibilitou ampliar o espaço de acolhimento em saúde para a população e a utilização eficiente de um recurso público j√° existente.

"Em uma parceria produtiva com a União, o município recebeu a cessão de uso deste imóvel", explica o Prefeito de Florianópolis, Top√°zio Neto. "Nosso objetivo é promover saúde e bem-estar de forma inteligente e sustent√°vel, aproveitando uma estrutura que j√° foi muito importante para a sociedade. Ao invés de construir novos prédios, estamos ampliando o potencial dos equipamentos j√° existentes, mais uma vez em prol da população".

A nova unidade fica localizada a apenas 550 metros de distância da antiga (R. Gen. Nestor Passos, 226), facilitando o acesso da população aos serviços. A estrutura ainda est√° situada em uma região onde h√° outros dispositivos públicos disponíveis (unidade escolar e Restaurante Popular), e que futuramente ser√° contemplada pelo Projeto Formiguinha, melhorando mais ainda o deslocamento da comunidade ao serviço.

"A estrutura representa um ganho significativo para a nossa comunidade. A antiga unidade era menor e, além disso, o terreno apresentava limitações naturais que não permitiriam uma ampliação como essa que estamos entregando", destaca o Secret√°rio Adjunto de Saúde, Humberto João dos Santos.


Mais saúde para a população; formação para os profissionais

Com um aumento de 144% em relação à estrutura anterior, a nova unidade possui uma √°rea de 723,51 m¬≤. São cinco consultórios a mais na nova localização, totalizando 12 para atendimento médico e dois para apoio às demandas odontológicas, todos reforçados com novos equipamentos. As demais salas de serviço (procedimento, vacina e curativo) também foram expandidas, e uma farm√°cia mais ampla, com tr√™s guich√™s, foi projetada para melhor atender à população.

Todos os profissionais das equipes de Saúde da Família que trabalhavam na antiga unidade serão realocados para a nova estrutura, garantindo a continuidade do vínculo criado no atendimento à comunidade. Além disso, a ampliação do espaço não só proporciona um ambiente mais acolhedor para os pacientes, mas também possibilita que a unidade possa ser uma refer√™ncia para a formação profissional na √°rea da saúde.

"O Monte Serrat passa a ter potencial para se tornar uma unidade escola. Essas estruturas são respons√°veis pela integração entre estudantes da √°rea da saúde com serviços de assist√™ncia à comunidade", explica a Subsecret√°ria de Saúde Pública, Talita Rosinski. "É por meio dessas unidades que residentes e acad√™micos da saúde t√™m a oportunidade de, assistidos, aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em situações reais de atendimento. A unidade escola auxilia na formação de futuros profissionais que vão contribuir para a promoção de saúde".

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec