A pequena Águas Frias, no Oeste, estĂĄ na contramão da grande maioria dos municĂpios do Brasil quando o assunto é representatividade feminina na polĂtica.
Os quase 3 mil eleitores elegeram mais mulheres para a Câmara de Vereadores do que homens. E mais, a Mesa Diretora do Legislativo Municipal é comandada somente por mulheres, sob a presidĂȘncia da vereadora Ediane de Carli Trevelin.
Ediane conta que nunca se imaginou na polĂtica, mas quando veio o convite para a candidatura teve o apoio da famĂlia. "Como a minha famĂlia me apoiou e me incentivou, eu aceitei ir. Quando abriram as urnas, eu fui a mulher mais votada. Então, para mim, foi uma sensação muito gratificante. Jamais me arrependo disso. Fiquei nove anos no conselho da comunidade, fui coordenadora catequista. Quando resolvi ser candidata, a minha comunidade me ajudou muito", relembra.
Nas Ășltimas eleições municipais, os catarinenses elegeram 525 mulheres para o legislativo, o que representa 17% dos eleitos. E a vereadora Edi é uma delas. "É recompensador sermos a maioria em nossa cidade e ter a oportunidade de fazer um bom trabalho. Nós, mulheres, temos sensibilidade e visão diferentes em comparação aos homens".
Mulher o Voto que Muda a PolĂtica
O exemplo da presença feminina na polĂtica vindo de Águas Frias é um estĂmulo para a campanha Mulher o Voto que Muda a PolĂtica. Uma ação da Procuradoria da Mulher e Secretaria da Mulher da Assembleia Legislativa, com o apoio de vĂĄrios órgãos.
Uma sessão solene nesta segunda-feira (25) vai marcar o lançamento da iniciativa. Na ocasião, o Parlamento vai homenagear lideranças femininas que ocupam lugar de destaque nos segmentos polĂtico, jurĂdico, empresarial e acadĂȘmico.
A cerimônia deverĂĄ ter a presença da presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), Maria do Rocio, da vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Bohem, e do presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB).
"Num Parlamento que se orgulha de ter a eleição da primeira deputada negra do Brasil, Antonieta de Barros, a pauta da mulher precisa ir além de reconhecer as conquistas do passado. Acima de tudo, temos o dever de construir um futuro em que a mulher seja ainda mais partĂcipe da história", defende a coordenadora da Secretaria da Mulher da Alesc e da Bancada Feminina, deputada Paulinha (Podemos).
Relação das homenageadas
Luciane Bisognin Ceretta – Presidente da ACAFE
Ana Cristina Ferro Blasi – Desembargadora TRF4 – JuĂza do TRE
Marcilei Vignatti – Presidente da Federação das Câmaras de Vereadores de Santa Catarina, UVESC.
Maria do Rocio Luz Santa Rita – Desembargadora Presidente do TRE/SC
ClĂĄudia PrudĂȘncio – Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Santa Catarina.
Janiara Maldaner Corbetta – JuĂza presidente da Associação dos Magistratura Catarinense.
Marilisa Boehm – Vice-governadora de Santa Catarina.
Marisa Luciana Schvabe – Presidente do Conselho Regional de Contabilidade
Sorilei Aparecida Thiele Dapper – Vereadora de Navegantes
Giselle Chirolli – Vereadora de Blumenau
Déborah Almada – Presidente da Associação Catarinense de Imprensa (ACI)
Joana Célia dos Passos – Vice-reitora da UFSC
Fernanda Vanhoni – Vice-Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia
Zélia Terezinha de Souza – Servidora efetiva com mais tempo de atividade da ALESC
RosĂĄlia Soares – Servidora terceirizada com mais tempo de atividade da Alesc
Maria da Graça Rogério – Servidora terceirizada com mais tempo de atividade da Alesc
Zena Becker – SecretĂĄria Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Florianópolis
Câmara de Vereadores de Águas Frias: Ediane de Carli Trevelin, Luana Basso, Simoni Ballena e Tatiane Andressa Sabino.
Câmara de Vereadores de Ipira: Arlete Teresinha Huf, Isabel Cristina Hilgert Koch, Professora Ozaide, Janete Angeli da Mota e Bernadete Schwingel.
Foto: Rodolfo EspĂnola/AgĂȘncia AL