SEM I

Santa Catarina abriga um dos maiores projetos da área de defesa em andamento no País

Por Administrador em 09/08/2023 às 19:08:42

Ampliar e fortalecer o poder naval para proteção das nossas riquezas e defesa da soberania nacional. Esses são os objetivos do Programa Fragatas Classe Tamandaré, o mais inovador e moderno projeto naval do Brasil que está sendo desenvolvido integralmente no Estaleiro Brasil Sul em Itajaí. Nesta terça-feira (08), o secretário da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos), Silvio Dreveck, e o diretor de indústria, Anderson Anthony Linzmeyer, receberam o diretor presidente da Águas Azuis, Fernando Queiroz e a diretora de relações internacionais da Embraer, Verônica Prates.

O projeto vai construir quatro fragatas, embarcações que irão ajudar a Marinha do Brasil a garantir a soberania do território nacional e proteger as riquezas naturais do país. O Programa é formado a partir do Consórcio Águas Azuis, aliança entre thyssenkrupp Marine Systems, Embraer Defesa & Segurança e Atech, além do apoio da Marinha do Brasil.

O secretário da indústria, do comércio e do serviço, Silvio Dreveck, destaca que o projeto é estratégico para a indústria naval nacional que contempla transferência de tecnologia, qualificação de mão de obra e desenvolvimento da cadeia de fornecedores. "Não podemos esquecer que a construção do projeto em Itajaí vai gerar renda e trabalho para o Estado".


Conheça o Estaleiro onde está sendo construído o projeto

O estaleiro Brasil Sul (Antigo Oceana) é a base para a construção das fragatas da Classe Tamandaré. Ocupando uma área de 310 mil m² na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o estaleiro utiliza os mais modernos processos construtivos e instalações de última tecnologia.

O diretor de indústria, Anderson Anthony Linzmeyer complementa que a construção das fragatas deve envolver mais de 1000 funcionários. "O Estado trouxe tecnologia alemã para o desenvolvimento das embarcações, com certeza vamos atrair novas empresas à Santa Catarina mostrando o potencial que possuímos. Além disso, o estaleiro também merece destaque, foi projetado com padrões de sustentabilidade como, por exemplo, reuso de água de chuvas, ventilação e iluminação natural, além de uma área verde adjacente de 55 mil m². ", destaca.


Sobre as Fragatas Classe Tamandaré



As fragatas classe Tamandaré terão 107,2 metros de comprimento, boca máxima de 15,95 metros, deslocamento de 3,5 mil toneladas, sensores de última geração, além de excepcional estabilidade e adaptabilidade, com centro de sobrevivência "two island philosophy", projeto modular para múltiplos usos, conferindo alta capacidade de combate e resiliência no mar.

A capacidade é para 136 tripulantes, mais um helicóptero, capaz de realizar operações antissubmarino, e um drone, veículo não tripulado, com capacidade para pouso e decolagem verticais.


Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec