SEM I

Vereadora Carla Ayres apresenta projeto para instituir a PolĂ­tica Municipal de Cultura Viva em Florianópolis

Por Administrador em 16/10/2023 às 16:37:08
Foto: Édio Hélio/CMF

Foto: Édio Hélio/CMF

Com o intuito de fortalecer o setor cultural em Florianópolis, a vereadora Carla Ayres (PT) protocolou um projeto de lei na Câmara Municipal para instituir a PolĂ­tica Municipal de Cultura Viva (PMCV) na cidade. A proposta da vereadora vem ao encontro da PolĂ­tica Nacional de Cultura Viva (PNCV), instituĂ­da pela Lei Federal NÂș 13.018/2014, no sentido de fortalecer e reverenciar as organizações que estimulam o acesso à cultura popular.

O projeto reconhece trĂȘs diferentes operadores culturais: Agentes Cultura Viva, Ponto de Cultura e Pontão de Cultura. Confira a seguir a diferença entre cada um deles:

  • Agentes Cultura Viva: pessoa fĂ­sica que desenvolve ações com o propósito de beneficiar sua comunidade e que seja efetivamente reconhecida por por sua atuação;
  • Ponto de Cultura: entidade ou grupo cultural que desenvolve e/ou articula atividades culturais, de interesse da PMCV, em suas comunidades;
  • Pontão de Cultura: entidade ou grupo cultural que desenvolve e/ou articula atividades culturais com, no mĂ­nimo, 3 (trĂȘs) outros Pontos de Cultura, fortalecendo a Rede Municipal Cultura Viva (RMCV) nos campos de criação, mobilização, fruição, formação, produção, serviços, difusão e distribuição de ideias, ações e produtos culturais e educativos.

A iniciativa da vereadora Carla Ayres, busca contribuir com o processo de reconstrução da Cultura, que tem sido realizado pelo Governo Federal na atual gestão do presidente Lula e da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. Através da PolĂ­tica Municipal de Cultura Viva, o municĂ­pio de Florianópolis poderĂĄ desenvolver uma série de ações para o fortalecimento da cultura popular e a garantia do pleno exercĂ­cio dos direitos culturais, por meio da oferta dos meios, insumos e formação necessĂĄrias ao seu processo de desenvolvimento.

Se aprovada, a PolĂ­tica Municipal de Cultura Viva, também buscarĂĄ promover uma gestão pĂșblica participativa e democrĂĄtica sobre as polĂ­ticas e os recursos destinados ao setor. Para participar, as pessoas fĂ­sicas, entidades ou grupos culturais precisarão se cadastrar junto à Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte.

A proposta da vereadora Carla Ayres, foi inspirada por um projeto semelhante apresentado na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em Minas Gerais, pela vereadora Cida Falabella (PSOL) e pela ex-vereadora e, hoje, deputada estadual, Bella Gonçalves (PSOL), que resultou na Lei Municipal 11.561/2023, daquela cidade.

Cultura Viva jĂĄ é uma realidade no Governo Federal
O Governo Federal lançou, em setembro, o Edital Cultura Viva - Fomento a Pontões de Cultura e o Edital Cultura Viva - Premiação Sérgio Mamberti estão na reta final de inscrições. Os chamamentos totalizam um investimento de R$ 61 milhões no setor cultural e representam o retorno da PolĂ­tica Nacional Cultura Viva no Brasil. O PerĂ­odo de inscrições vai até o dia 16 de outubro de 2023 (às 23:59, horĂĄrio de BrasĂ­lia).

As inscrições devem ser feitas pelo Mapa da Cultura - não serão aceitas inscrições presenciais ou por correio. Clique AQUI para fazer a sua inscrição no Mapa da Cultura. Para participar dos editais do MinC operados na plataforma Mapa da Cultura, vocĂȘ precisa estar cadastrado no ID CULTURA. Clique AQUI para se cadastrar, ou para fazer o login se jĂĄ tiver uma conta.
Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec