SEM I

Com√©rcio: Palhoça √© top 10 em ranking nacional

Estudo "Melhores Cidades para Fazer Negócios" foi compilado pela Urban Systems, para a revista Exame

Por Administrador em 02/01/2024 às 14:06:20

Palhoça entrou para o top 10 da lista de "Melhores Cidades para Fazer Negócios" no Brasil, no setor Comércio. O ranking nacional, que analisou 319 cidades do país com mais de 100 mil habitantes, foi divulgado recentemente pela Urban Systems, após estudo realizado em parceria com a Bright Cities especialmente para a revista Exame. Nesta 10¬™ edição do ranking, Palhoça foi eleita a 7¬™ melhor cidade para negócios no setor de comércio no país.

"O estudo leva em consideração diversos fatores, e entre eles estão muitos indicativos que dependem da boa atuação do poder público, como tempo médio para abertura de empresas, desburocratização e gestão fiscal, por exemplo. São √°reas em que a nossa gestão tem atuado de forma decisiva para tornar o ambiente de negócios cada vez mais favor√°vel, tanto para o empres√°rio quanto para o trabalhador, e esses dois fatores são considerados no estudo", contextualiza o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Palhoça melhorou sua nota em relação à última edição do estudo e agora entrou para o seleto grupo das 10 melhores cidades do país para fazer negócios no comércio, figurando em sétimo lugar. Para a avaliação desse índice, são levados em conta fatores como: empregos no setor com média e alta remuneração; estabelecimentos comerciais, empregos e renda do trabalhador nos setores varejista e atacadista; densidade de banda larga (internet); crescimento populacional; e renda do trabalhador formal.

Além do quesito Comércio, Palhoça também figura no top 100 nacional em outros tr√™s rankings do estudo: Indústria, Educação e Saúde. "Nós temos muitas razões para acreditar que ainda vamos crescer muito mais em todas essas √°reas, porque estamos trabalhando para isso, para construir um futuro de pleno desenvolvimento para a nossa cidade, levando mais qualidade de vida para o cidadão", projeta o prefeito Eduardo.


Mais sobre o ranking

O ranking é calculado por meio de uma metodologia de an√°lise estatística chamada Índice de Qualidade Mercadológica, construído para hierarquizar as melhores √°reas potenciais para investimentos. Os dados que alimentam a an√°lise são colhidos em fontes prim√°rias ou institutos de pesquisa conceituados.

O estudo levou em consideração informações específicas para cada quesito avaliado, além de índices em comum dentro de um macro cen√°rio, observando indicadores como: saldo de empregos; diversidade econômica; empregabilidade; gestão fiscal; indicador de endividamento; e tempo médio de abertura de novos negócios.

A edição 2023 das Melhores Cidades para Fazer Negócio também usou informações do Censo 2022 do IBGE, que incluiu Palhoça em outro ranking: o das cidades que mais crescem no país – considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes.

Pelo Censo 2022, Palhoça tem, hoje, 222.598 habitantes; em comparação ao Censo 2010, foi a 8¬™ cidade desse porte que mais cresceu no país no período. O dado também tem impacto no estudo realizado pela Urban Systems.

"O resultado do ranking é uma demonstração de que Palhoça cresce com desenvolvimento. Muitas vezes, um alto índice de crescimento populacional pode trazer problemas estruturais, mas esta gestão tem feito um trabalho muito sério e muito din√Ęmico para transformar a ampliação no número de habitantes em um terreno fértil de oportunidades", observa a secret√°ria de Desenvolvimento Econômico de Palhoça, Anna Paula Heiderscheidt.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec