RG Pet CMF

Porto de São Francisco chega ao pódio nacional na movimentação de produtos siderúrgicos

Por Administrador em 28/03/2024 às 15:55:58
Foto: Divulgação PSFS

Foto: Divulgação PSFS

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou o ranking dos portos que mais movimentam produtos siderúrgicos no Brasil. O Porto de São Francisco do Sul ficou na terceira posição, com 3,6 milhões de toneladas movimentadas em 2023, ficando atrás do Terminal Marítimo de Tubarão (ES), com 6,7 milhões, e do Terminal Thyssenkrupp (RJ), 3,8 milhões de toneladas.

Do total movimentado pelo terminal do Norte catarinense, quase 2 milhões de toneladas referem-se ao aço proveniente do Espírito Santo, que desembarca no arrendatário Tesc, dentro do Porto, e que abastece principalmente a empresa Arcelor Mittal. O restante dos produtos siderúrgicos, 1,6 milhão de toneladas, é importado da China e distribuído na região Sul do país.


Liderança entre os portos públicos

O Anuário da Antaq também aponta a liderança absoluta de São Francisco no embarque e desembarque de aço, entre os 32 portos públicos do país. O terminal foi responsável por 60% dos produtos siderúrgicos movimentados por esses portos organizados, que juntos alcançaram 6,1 milhões de toneladas no ano passado.

Atrás de São Francisco, encontra-se o Porto de Itaguaí (1 milhão de toneladas), e em terceiro, o terminal do Rio de Janeiro (517 mil toneladas).

"Em 2023, o Porto de São Francisco teve um aumento de 11% no desembarque destes produtos siderúrgicos, com relação a 2022, quando foram movimentadas 3,3 milhões de toneladas", afirma o presidente do Porto, Cleverton Vieira.

Ele explica que no ano passado, a movimentação total de mercadorias no Porto cresceu 33%, com 16,8 milhões de toneladas, o que representou o recorde histórico. Já entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que obteve o maior aumento na movimentação de cargas. E entre todos os 32 terminais públicos, alcançou o segundo maior percentual de crescimento.

Em 2023, São Francisco também liderou no crescimento do volume de cargas entre os portos catarinenses: incremento de 33%, seguido pela Portonave (+23%) e Itapoá (+20%).

"No ano passado, São Francisco também alcançou o sétimo lugar no ranking dos maiores portos públicos do Brasil, subindo duas posições com relação a 2022, quando se encontrava em 9º lugar", disse Vieira, acrescentando que a Antaq confirmou que São Francisco tornou-se o maior porto de Santa Catarina em movimentação de cargas, ultrapassando os terminais portuários privados Portonave e Itapoá.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec