SEM I

CASAN renova programa Trato pelo Araújo até 2025

Por Administrador em 28/03/2024 às 16:07:51
Fotos: Trato pelo Araújo/Acervo CASAN

Fotos: Trato pelo Araújo/Acervo CASAN

As ações de fiscalização e orientação técnica gratuita sobre a adequada ligação de esgoto na cidade de São José estão garantidas por mais um ano. A CASAN renovou até 2025 o Trato pelo Araújo. As atividades continuarão sendo executadas sem interrupções nos bairros Campinas, Kobrasol, Bela Vista, Nossa Senhora do Rosário/Floresta e Barreiros, com o planejamento de realizar mais de 6 mil novas vistorias.

A continuidade é reflexo dos avanços já alcançados na melhoria do saneamento e na proteção da bacia hidrográfica do Rio Araújo. Em dois anos, o trabalho evitou que mais de 543 milhões de litros de esgoto não tratado – o equivalente a 218 piscinas olímpicas – poluíssem a cidade.

Desde o lançamento do programa, em março de 2022, quase 5 mil imóveis foram vistoriados, sendo que apenas 345 (7%) já estavam regulares na primeira fiscalização. Com a assessoria técnica gratuita, 2.541 imóveis (51.97%) se adequaram, com impacto direto na melhoria das condições sanitárias. Dados destes dois primeiros anos de trabalho demonstram que mais de 90% das irregularidades estão relacionados à ausência ou inadequação da caixa de gordura.

O gestor do contrato e chefe do setor operacional de esgoto (SEOPE) da CASAN de São José, Ramon Coelho, ressalta que os resultados do Trato pelo Araújo reforçam a colaboração do programa para um futuro mais sustentável. "A estimativa de redução de volume de efluentes domésticos incorretamente destinados é um marco na jornada ambiental da cidade, contribuindo para a despoluição do Rio Araújo, um dos mais importantes cursos hídricos da região", destaca Coelho.

O coordenador técnico do programa, Amon Klen, da JPR Ambiental, empresa que executa o trabalho em São José, reforça que a experiência dos últimos dois anos vai permitir uma ação ainda mais efetiva. "O Trato pelo Araújo é um programa de grande importância para a população de São José, pois está diretamente relacionado com a manutenção da saúde e qualidade de vida da população", reforça.

Moradores com dúvidas ou precisando de mais informações podem buscar atendimento presencial na Rua das Orquídeas, no bairro Bela Vista, número 325, ou entrar em contato pelo telefone (48) 99203-6873. O programa também disponibiliza o site https://tratopeloaraujo.com.br/ com respostas para as perguntas mais frequentes.

Atualmente a CASAN possui programas Trato pelo Saneamento em Florianópolis (Trato pela Costa Norte), São José (trato pelo Araújo, Criciúma, Laguna e Chapecó (Trato pelo São José).

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec