ALESC 10-05 08-06

Restaurantes seguram preço da refeição abaixo da inflação, aponta estudo da Ticket

Preço médio da refeição aumentou 48.3% nos últimos dez anos, enquanto no mesmo período a inflação acumulada é de 73,8% e a alta da cesta básica foi de 123.3%

Por Administrador em 19/08/2022 às 14:25:27
Felipe Gomes - Diretor-Geral da Ticket - Foto/Divulgação

Felipe Gomes - Diretor-Geral da Ticket - Foto/Divulgação

Uma análise realizada pela Ticket, marca da Edenred Brasil de benefícios ao trabalhador, revelou que, apesar das constantes altas no preço dos alimentos, os restaurantes têm mantido o valor das refeições abaixo da inflação. De acordo com a Pesquisa + Valor, o preço médio atual da refeição completa é de R$ 40,64, um aumento de 48.3% nos últimos dez anos, uma vez que comer fora custava cerca de R$27,40 em 2013. Se corrigido de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a mesma refeição estaria custando hoje, em média, R$ 47,62 no bolso dos brasileiros.

Além de abaixo da inflação, ao comparar o aumento do preço da refeição com o da cesta básica na última década, que, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foi de 123.3%, passando de R$ 292,11 (média nacional) no fechamento de 2013 para R$ 652,35 em junho de 2022, a Ticket mostra que comer fora de casa tem sido mais vantajoso para o trabalhador. "Além de adquirir os itens da cesta básica, cozinhar em casa exige outros gastos, com gás, água e energia elétrica, por exemplo. Ao colocar na ponta do lápis, o trabalhador percebe que as refeições fora de casa podem resultar em economia no fim do mês", comenta Felipe Gomes, Diretor-Geral da marca.

Se por um lado esse cenário tem sido mais vantajoso para o consumidor, ele tem causado impactos negativos no faturamento dos estabelecimentos. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) realizada com 1.689 empresários de todo o país entre 21 e 28 de junho, apenas 35% dos bares e restaurantes relatam ter tido lucro em maio, contra 29% que tiveram prejuízo e outros 36% ficaram em equilíbrio. Os empresários ouvidos pela associação mencionaram a alta nos preços dos insumos, ocasionada pela inflação, como uma das causas dos resultados negativos no período.

"Nosso intuito com a Pesquisa + Valor é munir toda a cadeia de food service de informações estratégicas para seus negócios, além de garantir que as empresas percebam a importância dos benefícios de refeição e alimentação para os seus empregados e, as que já oferecem, possam ter um termômetro do mercado para reajustar os valores do Ticket Restaurante de acordo com a realidade local, aumentando o poder de compra e dando acesso, de fato, a alimentação de qualidade", finaliza Gomes.

Sobre a Ticket

Pioneira na criação do benefício de alimentação ao trabalhador no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, saúde, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 455 mil comerciantes credenciados.

A Ticket foi a primeira a estar presente nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus públicos, a exemplo da implementação de pagamento via QR Code e da plataforma Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks para quem usa seus benefícios.

A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta mais de 50 milhões de usuários, 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 900 mil empresas clientes, em 45 países.

Comunicar erro
Ondrepsb 1
Ondrepsb 2
Ondrepsb 3
Ondrepsb 4
Orsitec